×

EPIDEMIA E CLASSES SOCIAIS | China: os pobres são os mais expostos ao coronavírus e às medidas autoritárias do regime

Desigualdades, um sistema de saúde extremamente privatizado, um regime repressivo: trabalhadores, camponeses e classes populares são os mais vulneráveis ao coronavírus, mas também à repressão estatal.

segunda-feira 3 de fevereiro de 2020 | Edição do dia

Apesar das medidas drásticas do governo chinês, a epidemia de coronavírus está piorando, principalmente na China, mas também em outros países. De tal maneira que oficialmente, mais de 6.000 casos foram declarados nos 9.000 possíveis na China e dezenas mais em diferentes países, como Tailândia, Japão, Coreia do Sul ou Camboja, mas também Estados Unidos e França, entre outros. O número de vítimas, de acordo com as autoridades chinesas, sobe para 132. No entanto, especialistas internacionais estimam que o número de casos possa chegar a 44.000 somente em Wuhan. Países como Japão, Estados Unidos ou França começaram a evacuar seus cidadãos que estavam em Wuhan e na província de Hubei.

Apesar disso, diante dessa epidemia, começa a surgir um certo pânico, manchado de racismo e preconceitos anti-asiáticos, há um elemento que poucas pessoas analisam: o fato de a exposição aos riscos da epidemia não ser a mesma de acordo com a classe social à qual pertence. Isso é particularmente evidente em um país como a China, onde existem importantes desigualdades sociais e onde o acesso ao sistema de saúde é difícil para as classes populares. E relacionado a isso, devemos também salientar que é precisamente essa parte da população que é mais afetada pelas medidas arbitrárias de repressão adotadas pelas autoridades do país.

O sistema de saúde chinês: "darwinismo capitalista"

"Na China, o sistema de saúde não é centrado no paciente, mas guiado por um darwinismo capitalista, aqueles que têm dinheiro sobrevivem, aqueles que não sofrem, sofrem ou morrem". É o que podemos ler em um artigo de Foreign Policy em que o título não é nem mais nem menos: "O sistema de saúde chinês precisa de mais comunismo". De fato, essa situação epidêmica traz à luz (ou deveria), aos olhos de todo o planeta, certos aspectos específicos do regime político chinês, mas também as características do "modelo" econômico chinês.

Agora que muitos propagandistas neoliberais querem apresentar a China como um "país comunista", a realidade no terreno mostra o contrário. O regime político ditatorial, partido único, herdeiro direto da farsa maoísta que se pretendia "socialista", se fundiu com um tipo de capitalismo brutal, adotando as piores formas de exploração e degradação da vida humana. É nesse contexto que o sistema de saúde chinês que é altamente desfavorável para os mais pobres pode ser enquadrado.

É um sistema de saúde chocante até para os antigos países capitalistas, mesmo onde reina o maior neoliberalismo. Segundo o artigo de Foreign Policy, ao contrário dos antigos estados "socialistas" onde a saúde era gratuita para todos os cidadãos ", na China, o sistema de saúde é principalmente privatizado e caro (...) o dinheiro é a chave, não apenas para indivíduos, mas para instituições. A maioria dos hospitais na China é privada ou, em sua maioria, autofinanciada. Eles trabalham como empresas e não como uma organização sem benefícios (...) os pacientes chineses pagam cerca de 30% das despesas com saúde, o governo não financia mais de 30% e o seguro cobre os 40% restantes ”. De acordo com os dados da OCDE de 2015, a maioria das despesas de saúde cobertas diretamente por pacientes chineses era três vezes mais importante que a de pacientes americanos: 32% vs. 11% nos Estados Unidos.

A esse sistema de saúde altamente privatizado, outra dificuldade é adicionada às classes populares: as regras relativas às autorizações de residência que vinculam as pessoas ao local de nascimento. Dessa maneira, os habitantes de áreas rurais ou trabalhadores imigrantes não podem realizar seu direito à seguridade social nas cidades onde trabalham ou onde há simplesmente hospitais melhores.

Nesse contexto, podemos imaginar as grandes dificuldades que a população trabalhadora e camponesa possa ter para ter acesso a tratamento adequado para uma epidemia e também para ser diagnosticada. É por isso que vários estudos e pesquisadores internacionais estimam que o número de casos detectados pelas autoridades chinesas é menor do que a realidade, uma vez que eles próprios provavelmente não são capazes de medi-los corretamente devido à dificuldade estrutural dos mais pobres de acessar o sistema de saúde.

Os pobres, as principais vítimas do vírus ... e a repressão

Outro artigo de Foreign Policy afirma que: “Não são os residentes de Washington ou Bangkok que estão mais expostos ao coronavírus. São os pobres da China (…) é essa população pobre que é mais suscetível a entrar em contato com esse vírus, é entre eles que é mais fácil se espalhar ”.

Mesmo que alguns estudos tenham que rejeitar a hipótese de que o vírus venha de um dos mercados de Wuhan, onde os animais vivos foram vendidos ilegalmente para fins culinários ou medicinais, é inegável que a população mais pobre está superexposta aos riscos de contágio. E não apenas por causa das dificuldades no acesso aos medicamentos, mas por causa disso, suas condições físicas e defesas são fracas.

Essa superexposição ao vírus das populações mais pobres preocupa as autoridades chinesas, mas também as internacionais. É o que vimos nos últimos dias quando um caso de coronavírus no Camboja foi publicado. O medo de que o vírus se espalhe por países onde o sistema público é ainda mais fraco é um cenário de pesadelo na perspectiva de uma epidemia em larga escala.

Outra questão em que podemos verificar a desigualdade de tratamento também está nas condições de repressão e quarentena. Lembre-se de que a maioria das cidades de Hubei, a província em que Wuhan é a cidade principal, está em quarentena "estrita". Estima-se que mais de 40 milhões de pessoas estejam em quarentena. No entanto, essa medida espetacular também é arbitrária e da qual não sabemos que sua eficácia não é aplicada da mesma maneira em todo o mundo. Assim, vemos como os cidadãos de países imperialistas, como Estados Unidos, França ou Japão, estão autorizados a deixar Wuhan. Para os trabalhadores e as classes populares, é outra música.

Segundo o Foreign Policy: “Os pobres são menos visíveis para diagnóstico e tratamento, mas mais visíveis para repressão. Agora que a quarentena se estreita em torno de Wuhan, os pobres são mais suscetíveis a brutalidades pelas autoridades. Catástrofes geralmente geram pânico nas elites (...) se o medo, entre homens armados, que devem impor quarentena a uma população presa no interior, conflitos podem ocorrer com mortos.

Sem dúvida, para evitar cenários de confronto e transbordamento, as autoridades chinesas estenderam as férias do Ano Novo Lunar até 3 de fevereiro, sabendo que centenas de milhões de pessoas tiveram que retornar a seus locais de residência em um momento em que grande parte da economia e o país está lento e bloqueado.

Os riscos políticos para o Partido Comunista

Além da origem e das razões pelas quais o vírus se espalha pelo país, fica claro que a situação apresenta riscos políticos para a liderança do Partido Comunista Chinês (PCC). Catástrofes na saúde são um desafio para todos os governos e não é incomum que tentem esconder as consequências para evitar críticas, como a crise de Lubrizol na França, ensinou o governo de Emmanuel Macron. No entanto, na China, uma crise de tal magnitude tem características particulares, pois o sistema de partido único deve muito de sua legitimidade, devido ao controle da situação, a uma liderança "infalível". É por isso que ocorrem mentiras e são feitas tentativas para esconder a situação real, como vimos com o surgimento do vírus. Isso também explica o giro do governo para medidas espetaculares, como a quarentena de mais de 40 milhões de pessoas.

Como afirma a especialista em China, Jude Blanchette, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais: “A mobilização de recursos é uma das grandes vantagens de um sistema de comando e controle como o da China, como os dados segundo os quais Wuhan prevê construção de duas instalações médicas em menos de uma semana, nas quais cada uma pode aceitar mais de mil pacientes com coronavírus. No entanto, nesse contexto, onde o PCCH deve ser considerado como tendo controle total e onde a situação está constantemente melhorando, o espaço para opiniões dissidentes ou independentes permanecerá muito limitado. Em vez de focar no desafio prioritário de conter uma emergência de saúde pública, as autoridades do partido têm a tarefa de levar em consideração os possíveis custos políticos de suas ações.”

Nesse sentido, muitos analistas acreditam que essa epidemia é a crise política mais importante que o presidente Xi Jinping enfrenta. Levando em conta as medidas tomadas, o número de pessoas envolvidas, as mentiras e o que as autoridades escondem, mas também os perigos do pânico, perigos muito importantes para o regime. Ao mesmo tempo, a natureza reacionária e ditatorial do regime constitui um obstáculo para efetivamente combater e acabar com a epidemia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias