×

Chile: indignação e repúdio pela extensão do estado de exceção

Sob o desgastado argumento de combate à pandemia, e sem resultados positivos pra apresentar, o presidente chileno mais uma vez estendeu o estado de emergência.

quarta-feira 9 de dezembro de 2020 | Edição do dia

Com ênfase para a convocação de uma paralisação nacional pela liberdade dos presos políticos convocada para quinta-feira, 10 de dezembro, jovens e manifestantes protestaram contra a prorrogação do estado de emergência anunciado pelo governo na semana passada.

O estado de catástrofe (uma das formas do estado de exceção) vigorará até 13 de março de 2021. Imediatamente as redes foram sobrecarregadas com o apelo à manifestação pelo fim do toque de recolher e pelo estado de exceção imposto e prolongado repetidas vezes por Piñera sob a desculpa da pandemia.

O complexo é que este estado de exceção restringe muitas das nossas liberdades e direitos, como a restrição da circulação e a imposição do toque de recolher que já implicou tanto repúdio e tantas críticas por não contemplar qualquer relação com o que seria evitar contágios.

Foi neste contexto que as manifestações da Alameda, que retornaram já na sexta-feira, foram marcadas por cartazes expressando o rechaço ao toque de recolher e ao estado de exceção, além da já instalada reivindicação de liberdade para os presos políticos da Revolta, desta vez com maior ênfase na preparação para a convocação de uma paralisação nacional pela liberdade dos presos políticos na quinta-feira, 10 de dezembro.

Tudo isso em meio a uma repressão brutal da polícia contra os manifestantes que avançavam pela Alameda em direção ao bairro de La Moneda, impedindo sua livre circulação.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias