×

#SalveChapada | Chapada dos Veadeiros queima há uma semana enquanto agronegócio quer expandir ocupação

O incêndio no entorno do Parque Estadual das Águas do Paraíso começou no último domingo, dia 12, e já consumiu o equivalente a 18 mil campos de futebol. O Parque Estadual é alvo do agronegócio e de PL que busca anular decreto que aumentou área do Parque.

segunda-feira 20 de setembro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Reprodução / TV Glovo

O incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, completa 1 semana e já consumiu quase 19 hectares de terra. O incêndio começou no último domingo, dia 12. Na quarta-feira, o Parque Estadual Águas do Paraíso teve que ser fechado com a aproximação do incêndio à unidade, e na sexta-feira os Agentes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) monitoram o incêndio por satélite.

O Corpo de Bombeiros ainda combatem outros focos de incêndio, como uma grande queimada às margens da GO-239, em Alto Paraíso de Goiás, que também ameaçava o Parque Estadual.

A polícia ainda investiga se os incêndios são criminosos. Ao mesmo tempo, a Chapada dos Veadeiros é discutida no Congresso Nacional: a PL do deputado federal Delegado Waldir, do PSL, quer reduzir em 73% a área do parque. A medida busca facilitar a expansão ainda maior do agronegócio na região.

Leia também: Tirem as mãos da Chapada dos Veadeiros, enfrentar o agronegócio em defesa do meio ambiente




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias