×

MARCHA EM BRASILIA | Centrais sindicais informam: 100 mil estarão em Brasília amanhã

As centrais sindicais, junto a movimentos sociais, frentes políticas e partidos, estão organizando um marcha em Brasília nesta próxima quarta-feira, 24 de maio, que promete ser mais um golpe no governo em crise de Temer e as “reformas” contra os trabalhadores em curso no país.

terça-feira 23 de maio de 2017 | Edição do dia

Apesar de tardarem em convocar uma nova greve geral, a marcha desta quarta promete levar uma centena de milhares de pessoas, entre trabalhadores e jovens, para Brasília, o que pode acelerar ainda mais o terremoto político que vive o governo Temer.

Ainda que só se poderá definir amanhã os dados corretos, em números iniciais em reunião das centrais sindicais já na semana passada, estas prometiam 80 mil pessoas, com a CUT falando em centenas de ônibus que totalizaram 30 mil pessoas, a Força Sindical informava que levaram ônibus com 20 mil pessoas, a UGT prometendo 10 mil e a Conlutas, CGT e CGTB prometendo levar ônibus com 5 mil cada uma.

Hoje ocorreu nova reunião das centrais sindicais e, embalados pelos enormes escândalos de corrupção envolvendo o presidente Michel Temer e grandes empresários, a reunião anunciava que o número de pessoas que estão indo rumo a esplanada de Brasília já chegava a 100 mil pessoas.

Segundo Pablito Santos, diretor do SINTUSP e integrante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores, “as confirmações dessa grande marcha que ocorrerá em Brasília, ainda que se dê em dezenas de milhares, mostra que existe imensa disposição de luta nos trabalhadores. Amanhã vamos ocupar a capital do país para colocar em xeque esse governo e suas reformas, mas é preciso que as centrais convoquem imediatamente nova greve geral”.

Questionado sobre a resposta política que os trabalhadores devem exigir frente a possível queda do governo Temer, Pablito disse ainda que “fica cada vez mais claro que a atual estrutura política está podre e carcomida pela corrupção. Não bastará para nós trocar os personagens de cima em uma eleição dentro desse sistema, com esse congresso corrupto e um judiciário cada vez mais autoritário. É necessário que mudemos as regras do jogo, por isso levaremos amanhã uma grande faixa reivindicando uma assembleia constituinte, imposta pela força dos trabalhadores”.
As centrais disponibilizaram um relatório com algumas orientações do ato de amanhã em Brasília, que transcreveremos abaixo para a informação dos que estiverem na marcha:

*RELATÓRIO DA REUNIÃO DAS CENTRAIS HOJE NA NOVA CENTRAL*
Reunião das Centrais
Presentes : 09 Centrais e Movimentos Sociais

Informações sobre a Marcha:

Ocorreu uma reunião ontem com o secretário de segurança de Brasília, Chefe da Casa Civil , Comando da Polícia Militar e representantes das Centrais Sindicais.
Área liberada - Estádio Mané Garrincha
Foi imposto pelo representantes do governo revista aos participantes da marcha, será montado um esquema pela PM, próximo a rodoviária.
Só passarão pela barreira montada os 3 caminhões de som registrados pelas centrais.
Haverá vários pontos de distribuição de água mineral nas proximidades da manifestação.
300 banheiros químicos serão colocados a disposição, 200 nas proximidades do ginásio e estádio e 100 próximo a esplanada .
O Ginásio de Esportes Neon Neves foi liberado para ponto de apoio para aqueles que quiserem tomar banho.
O ato de amanhã está potencializado pela atual conjuntura do país, portanto é preciso que todos os participantes compreendem que não existe total segurança para o que poderá acontecer. Esse é o sentimento da maioria dos organizadores.
Irão se integrar na marcha, policiais civis, policiais federais, policiais rodoviários federais.

A partir de 12:00 de hoje está permitindo armar as tendas nas proximidades do ginásio de esportes, e do estádio de futebol Mané Garrincha.

Estacionamento para os ônibus será na área do estádio Mané Garrincha.

Não será permitido o uso de pau de bandeira, e tubo PVC , a PM estará intervindo caso algum integrante esteja portando.

Serão 3 caminhões de som: principal ficará posicionado no local do ato.
Os outros dois seguirão junto com a marcha. Precisará se credenciar para subir e realizar falações, que serão feitas via representantes das Centrais que estarão em cima dos carros.
Haverá falações durante todo o trajeto da marcha.
Os presidentes das centrais falarão na abertura e no fechamento do ato.

Esquenta: a partir de 04:00 hrs.
Concentração: a partir das 11:00 hrs
Saída : entre 13:00 e 14:00 hrs
Início do ato : 16:00
Encerramento do ato: 18:30 hrs.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias