×

RIO DE JANEIRO | Cassação de Pezão é publicada e ele ainda tem três dias para recorrer

Nesta segunda (20) foi publicada no Diário da Justiça a cassação da chapa de Pezão e Dornelles por abuso de poder político e econômico. Eles informaram que vão recorrer da decisão e tem o prazo de três dias.

segunda-feira 20 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

A cassação foi determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral no dia 08 de fevereiro. De acordo com a decisão, caso os recursos que eles apresentarão não sejam aceitos, ficam ambos inelegíveis por oito anos e terão seus diplomas cassados.

A representação na qual se baseou o TRE foi do Deputato Estadual e ex-candidado a prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSOL). O governador e o vice se mantêm no cargo enquanto ainda couber recurso. Dentro do prazo de três dias Pezão e Dornelles devem recorrer.

Após os recursos, o TRE propõe que sejam realizadas eleições direitas para o Poder Executivo estadual. Pode ser ainda que Tribunal Superior Eleitores, presidido por Gilmar Mendes, tenha uma posição distinta e siga o que propõe a Constituição Estadual do Rio de Janeiro: eleições indiretas, onde somente os deputados estaduais têm direito a voto.

Para além das disputas jurídicas que possam se desenrolar deste processo, nós do Esquerda Diário não confiamos que os mesmos deputados que hoje votaram favoráveis à privatização da CEDAE possam dar uma saída à crise do estado diferente do que Pezão vinha fazendo, atacando os trabalhadores. Tampouco juízes cheios de privilégios e que não foram eleitos por ninguém podem fazê-lo. Defendemos uma saída independente, pela via da mobilização dos trabalhadores e da juventude, assim como têm dado o exemplo os trabalhadores da CEDAE, que resistem contra a privatização imposta pelo governo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias