×

Luta pelas Bolsas | Carta Aberta do PIBID Sociologia UFPB #CapesPagueAsBolsasPIBIDeRP

Os membros do PIBID de Sociologia da UFPB estão com suas atividades paralisadas até o pagamento das bolsas, como parte da mobilização nacional que terá sua primeira assembleia hoje (21). Publicamos aqui a carta aberta dos estudantes.

quinta-feira 21 de outubro de 2021 | Edição do dia

Publicamos aqui na íntegra a Carta Aberta dos estudantes membros do Programa PIBID de Sociologia na Universidade Federal da Paraíba

Frente aos sucessivos ataques sofridos pela ciência e educação é notório o descaso
do atual (des)governo para com o âmbito educacional, demonstrando total descompromisso com áreas e questões importantes de nossa sociedade. Os programas PIBID e Residência Pedagógica (RP) foram impactados diretamente pela atual política educacional implementada pelo governo federal, com cortes orçamentários que atingiram e impossibilitaram a continuidade das atividades por parte dos(as) estudantes bolsistas e voluntários(as).

Tendo em vista que as bolsas no âmbito dos PIBID’s e RP’s são um dos principais meios para a permanência destes e para a continuidade das atividades de formação docente, e considerando o não cumprimento do acordo firmado a partir do atraso das bolsas, o PIBID - Sociologia da UFPB comunica que optou por paralisar as atividades, até que a situação orçamentária seja regularizada e os(as) estudantes tenham garantidas as suas bolsas que permitem sua permanência e realização das atividades no programa.

O corte de bolsas que financiam a formação de docentes e que impactam as demais áreas de investimento na ciência e educação, fazem parte de um projeto político em curso, que visa extinguir as instâncias de financiamento público da ciência e educação e se alinham às demais tentativas de precarização e respectiva privatização, advindas do mesmo governo, com intuito de transferir os gastos de investimento do setor público para o setor privado.

O atual governo federal sob um ideário de negacionismo científico e com políticas neoliberais vem promovendo sucessivos ataques aos setores científicos e educacionais. Os cortes orçamentários e, consequentemente, o pagamento das bolsas impactam diretamente os(as) estudantes participantes desses programas, impedindo a formação docente de qualidade e impossibilitando a continuação das atividades visto a insegurança material provocada pelos cortes das bolsas. Assim, consideramos justa e legítima a paralisação de nossas atividades e a necessidade de uma contra resposta aos “inimigos do conhecimento”.

Desse modo, chamamos os demais programas do PIBID e Residência Pedagógica da
UFPB e das demais instituições de Ensino Superior, para que também venham a aderir à paralisação e participar conosco e os demais programas paralisados, visando fortalecer nossa articulação e encaminhar nossos próximos passos na luta por uma formação de qualidade e por mais investimento educacional e científico.

Leia também: Pagamento das bolsas segue sem previsão. É urgente unir bolsistas, estagiários e residentes




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias