Internacional

POR UMA INTERNACIONAL DA REVOLUÇÃO SOCIALISTA

Campanha internacional em defesa das gestões operárias de Zanon e Madygraf

À partir das organizações que compõe a Fração Trotskista pela Quarta Internacional, chamamos a mais ampla solidariedade internacional em defesa de ambas gestões operárias.

quarta-feira 26 de abril| Edição do dia

Leia na íntegra o manifesto "Construamos um Movimento por uma Internacional da Revolução Socialista

Frente à tentativa de fechamento da empresa pela patronal durante a crise de 2001 na Argentina, os trabalhadores da cerâmica Zanon tomaram a fábrica e a colocaram para produzir, chegando já a 16 anos de gestão operária como um exemplo para todos os trabalhadores que hoje enfrentam a crise capitalista. Em 2015, Zanon já tinha servido de inspiração para operários da multinacional gráfica Donnelley da Argentina, que frente ao abandono da empresa por parte da patronal também a ocuparam e colocaram para produzir sob gestão operária.

Contra a pressão da competição capitalista que impõe a autoexploração, os trabalhadores e trabalhadoras de Zanon e Donnelley levantam um programa de fundo que vai para além de sua atual forma de cooperativas: a expropriação de ambas as empresas sob administração operária.

Experiências como essas têm um grande valor educativo porque mostram que os trabalhadores não precisam dos capitalistas. Enquanto “escolas de planificação da economia”, são símbolos de uma alternativaà anarquia capitalista, uma vez que constituem posições de onde se pode impulsionar a luta para que a crise seja paga pelos capitalistas.

Ainda que a liquidação da propriedade burguesa dos meios de produção só será possível no marco de um ascenso operário generalizado, a luta pela expropriação sem indenização de ramos da produção sob controle operário, frente aos fechamentos e demissões massivos, tem um caráter defensivo e também transicional porque prepara a classe operária para resolver aquela tarefa, razão pela que estão indissoluvelmente conectadas e conduzem à perspectiva do poder operário.

A partir das organizações que compõem a Fração Trotskista pela Quarta Internacional chamamos a mais ampla solideriedade internacional em defesa de ambas as gestões operárias que constituem um exemplo de luta operária frente à crise.

http://endefensadezanon.com

http://www.madygraf.com




Tópicos relacionados

Internacional

Comentários

Comentar