×

Calendário de Atividades do Esquerda Diário na Paraíba

O Esquerda Diário está mantendo a iniciativa política com força em diferentes cidades no Estado de Paraíba com um conjunto de atividades ao longo das próximas semanas.

sexta-feira 29 de julho de 2016 | Edição do dia

GUARABIRA.
O Projeto de Extensão “Espaço Social: Identidades, Memórias e Culturas” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) organiza a palestra “Crise Brasileira a partir do Marxismo: Um olhar trotskista” com Gonzalo Adrián Rojas, Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e correspondente do Esquerda Diário, no dia 29 de julho as 19h30min no Auditório do Centro de Humanidades – UEPB – Campus III – Guarabira.

O mesmo projeto organiza no dia 30 de julho a partir da 8h e até ás 16h, um minicurso sobre “Conjuntura Política na América Latina” que será ministrado pelo mesmo Gonzalo Rojas, junto com a professora Shimenny Wanderley, Licenciada em Ciências Sociais UFCG, também correspondente de Esquerda Diário e pesquisadora do Grupo Práxis – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina.

CAMPINA GRANDE
Na semana seguinte, nos dias 02 e 03 de agosto será organizado pela equipe do Esquerda Diário em Campina Grande o Minicurso: Trotski: Literatura & Revolução, contando com a participação do Prof. Romero Venâncio da Universidade Federal do Sergipe (UFS), como já foi apresentado numa matéria de minha autoria nesse jornal publicada na terça-feira 26 de julho e intitulada: “Minicurso: Trotski, Literatura e Revolução na UFCG” http://www.esquerdadiario.com.br/Minicurso-Trotski-Literatura-e-Revolucao-na-UFCG

Sobre a fenómeno do debate de Trostky nas universidades paraibanas recomendamos a leitura do texto de Shimenny Wanderley sobre o tema intitulado: “Trotsky, sempre banido é objeto de debate nas universidades” e publicado na sexta feira 28 de julho neste jornal.

Também em Campina Grande, nos dias 09 e 10 de agosto, acontecerá o I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFCG), organizado pelo coletivo discente do programa que terá como tema geral “Os Desafios do Cientista Social”, com objetivo de refletir a marginalização das ciências sociais diante desse cenário de maior valorização das áreas do conhecimento mais técnicas e voltadas para o desenvolvimento do capital. Nesta atividade também estão inseridos colaboradores do Esquerda Diário.

Na mesa de abertura, dia 09 a partir da 9h no Auditório do Centro de Humanidades da UFCG, que versará sobre a temática geral do Seminário estará Janaína Freire dos Santos, em nome do Coletivo Discente do Programa, que é também colaboradora deste jornal e integrante de PRÁXIS – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Estado e Luta de Classes na América Latina. Compartilham a mesa com ela o Coordenador do PPGCS/UFCG, Luis Henrique Cunha e as Coordenadoras do Curso de Ciências Sociais, Maria de Assunção Lima de Paulo em nome da Licenciatura e Tânia Régia de Oliveira do Bacharelado.

Além dessa mesa, no mesmo dia as 18h30min, acontecerá uma sobre “Escola Sem Partido – Uma Ameaça ao Pensamento Crítico”, com professores ainda a confirmar. Será uma oportunidade onde Esquerda Diário divulgará sua campanha de Aulas Protesto contra o projeto Escola sem partido e em solidariedade a professores Gabriela Viola, professora da rede pública de Paraná afastada por ensinar Karl Marx em sala de aula.

No dia 10 de agosto, a partir das 14h no Auditório do Centro de Humanidades, acontecerá a mesa de encerramento: “O papel do Cientista Social – Debatendo a conjuntura política brasileira”, com o professor Gonzalo Adrián Rojas, da área de Ciência Política, que fala também em nome do Esquerda Diário, junto com os professores do PPGCS, Elizabeth Christina de Andrade Lima e Lemuel Dourado Guerra.

JOÃO PESSOA.

Dando continuidade as atividades, no dia 11 de agosto as 18h30min, o Programa de Pós graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba organiza uma conferência sobre “Crise orgânica e conjuntura política no Brasil e América Latina” com a presença do Professor Gonzalo Adrián Rojas.

Nos dias 12 e 13 de agosto entre 09h e 13h, o professor Gonzalo junto com a professora Shimenny Wanderley oferecem um minicurso sobre “Crise do capital, ofensiva contra os trabalhadores e luta de classes”, também organizado pelo mesmo programa de pós graduação.

Por hora são essa as atividades programadas na Paraíba como parte do crescimento de Esquerda Diário no Nordeste, com suas contribuições a construção de uma discussão teórica e política, um trabalho sistemático de propaganda a partir de uma perspectiva anticapitalista clara, independente dos governos, dos patrões e do estado.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias