Esse texto foi escrito como contribuição para refletir os 60 anos da Universidade de Brasília à luz do seu projeto inicial de fundação articulado por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, João Calmon, Oscar Niemeyer, JK, Jango e outros intelectuais e políticos importantes de sua época. A questão é pensar: a (...)
Crítica da Faísca Revolucionária ao programa da chapa "A UnB é Nossa", composta pelo PT, PCdoB, Levante, PSOL, PCB, UP e Bem Viver
A crise dos combustíveis diante da Guerra na Ucrânia, as debilidades econômicas estruturais que perpassam o setor energético e sua distribuição internacionalmente, demonstram a necessidade de uma transição energética radical. Mas as próprias condições objetivas e as políticas dos imperialismos colocam (...)
O Ideias de Esquerda entrevistou Roberto Menezes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB).
É fundamental seguir a mobilização para que nenhum estudante, trabalhador e professor fique para trás. Em defesa da educação pública, batalhemos pelo retorno seguro decidido pelas comunidades universitárias!
Se já não bastasse o encontro com Bolsonaro, para permanecer no governo e preservar seus privilégios, o partido governante pactuaram com a extrema-direita parlamentar
Diante de casos de exaltação do nazismo no Brasil, a mobilização da FIT-U em Córdoba para repudiar um ataque fascista ao ato contra o FMI, e a reunião na Sourbonne de Anasse Kazib com mais de 500 pessoas para combater ataques islamofóbicos de grupelhos supremacistas mostram o caminho para combater a (...)
Desde o dia 31, os estudantes de medicina da UnB deliberaram por meio de assembleia uma greve estudantil por tempo indeterminado defendendo, entre outras coisas, o retorno das aulas práticas presenciais. Como os próprios estudantes afirmam, a formação médica é impossível de forma integral sem as (...)
Quinta, dia 3, às 18 horas vai rolar a Calourada da Faísca no SeSo/UnB com o tema “Planeta Fome: marxismo e qual projeto de país precisamos em 2022?”
Na próxima quarta, dia 26, às 18h, vai rolar a mesa “Reforma ou revolução? Crise capitalista, eleições e o futuro da juventude”, com a participação de Letícia Parks e Carolina Cacau, ambas são co-organizadoras do livro “Mulheres Negras e (...)
Mesmo com acordo coletivo proibindo demissões durante processo de licitação de novas empresas e durante a data-base, dezenas de terceirizados da limpeza da empresa RCA serão demitidos amanhã pela Reitoria da UnB.
Como parte dos debates rumo ao Encontro Nacional da Faísca, escrevo esse texto a partir da histórica eleição do trotskismo na Argentina. À luz desse processo, se mostra urgente e necessária uma juventude trotskista, pró-operária, internacionalista e subversiva diante do bolsonarismo, do regime podre do (...)
Trabalhadores terceirizados da rede pública de saúde no Distrito Federal, após um dia de paralisação da categoria, arrancaram o pagamento dos salários atrasados desde outubro, mostrando a força e disposição de luta da categoria contra a patronal, como também foi em sua greve no mês de (...)
Cerca de 2,7 mil vigilantes da área da saúde do DF estão sem receber o salário deste mês. Por isso, mais de 2 mil trabalhadores estão em greve desde quarta.
A greve de mais de meio milhão de trabalhadores sul-coreanos na última quarta por melhores condições de trabalho se contrasta com o mais novo sucesso do país na Netflix, Round 6, uma metáfora da sociedade capitalista. O neoliberalismo pode ser muito distópico, mas só a classe operária organizada pode (...)
A empresa CIEE está atrasando milhares de bolsas de estagiários pelo país. Isso é fruto da precarização do trabalho da juventude realizada por Bolsonaro, Mourão e o conjunto do regime do golpe institucional de 2016, para dar lucro aos capitalistas, enquanto corta 92% da ciência e atrasa bolsas do (...)
Essa é uma das empresas de máquinas agrícolas mais importantes do mundo. Milhares de trabalhadores entram em greve, parte da onda de lutas dos trabalhadores no imperialismo norte-americano que já conta com outras inúmeras mobilizações operárias pelo (...)
O número de greves nos EUA dispararam nos últimos anos, sobretudo depois do Black Lives Matter, revelando uma importante recomposição do movimento operário e apontando o caminho para questionar o imperialismo estadunidense de Biden.
Breve contribuição rumo à plenária nacional da Juventude Faísca Anticapitalista e Revolucionária. Escrevemos e convidamos todos es jovens do país que não aguentam mais a miséria capitalista a contribuírem com esse debate.