×

DEMISSÕES FORD | CUT manda ‘todo mundo pra casa’ diante da demissão de 3200 trabalhadores pela Ford

A Ford de São Bernardo do Campo (ABC paulista), anunciou o encerramento das atividades da fábrica da região e a consequente demissão de 3200 trabalhadores e trabalhadoras ligados a empresa. A prefeitura de São Bernardo, por outro lado, prevê ao menos mais duas mil demissões indiretas por impactos na cadeia produtiva.

quarta-feira 20 de fevereiro de 2019 | Edição do dia

(Wagnão, presidente do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo [CUT-PT])

Um violento ataque contra uma importante concentração operária do país, feita na base da chantagem pela empresa, que desde janeiro vem anunciando a intenção de encerrar as atividades em busca de melhores concessões dos governos para seguir garantindo seus lucros.

Alegando necessidade de encontrar “retorno à lucratividade sustentável de suas operações na América do Sul”, a empresa destinará milhares de famílias a uma situação de desemprego em um contexto de desemprego latente e substituição de empregos formais por vagas intermitentes, rotativas, aos moldes da Reforma Trabalhista.

A situação se mostra ainda mais grave para essas famílias diante da atuação da diretoria do sindicato, dirigido pela CUT (central ligada ao PT). Sabendo das ameaças de fechamento desde janeiro, o que tinha sido organizado pelo sindicato até então era um vazio “estado de luta”, enquanto negociavam com a patronal pelas costas dos trabalhadores.

Poucas horas antes do anúncio oficial da Ford ontem à imprensa, a diretoria do sindicato reuniu milhares desses trabalhadores para dar o aviso e pior, mandar todos para a casa, de mãos vazias, sem qualquer discussão de como seriam revertidas essas demissões, falando que se tratava de uma “ordem” de greve por parte do sindicato. Assista ao vídeo:

A CUT divulgou em seu site a notícia de que essa “imposição” à categoria (mandar todos para a casa) significava uma greve efetiva, o que não passa de uma completa mentira aos próprios trabalhadores. Ao mandar todos para casa, falando em nova assembleia na terça, garantiram a paz que a Ford precisava para encerrar as suas atividades.

Na realidade o que fazem é adiantar o processo de demissão, fazendo os “recursos humanos” da empresa, botando todo mundo no pijama, para dizer que não há mais o que ser feito agora.

É um escândalo por parte da CUT, que atua como uma máquina de desmoralização dos trabalhadores, pedindo calma no dia de ontem aos milhares de familiares ameaçadas.


Temas

Ford    CUT    Demissões



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias