×

BOLSONARO RACISTA | Bolsonaro diz que negros "não fazem nada" e "nem para procriadores servem mais”

Deputado Jair Bolsonaro, em discurso no Clube Hebraica, no Rio, comparou negros quilombolas a animais de carga, usando o termo "arrobas" para se referir ao seu peso, e os chamou de inúteis, dizendo que "não fazem nada".

quarta-feira 5 de abril de 2017 | Edição do dia

Veja vídeo com trecho da fala de Bolsonaro no Clube Hebraica:

Bolsonaro mostrou que é racista, dizendo que os negros quilombolas são inúteis. Ele se referiu aos negros usando a mesma linguagem que é usada para animais de carga: fala sobre seu peso em "arrobas", e diz que "nem para procriadores servem mais". Essa é a mesma linguagem que usavam os senhores de engenho e donos de escravos. Os quilombolas foram justamente os negros escravizados que fugiram e criaram suas próprias comunidades, enfrentando a escravidão. Talvez seja por isso mesmo que Bolsonaro os considere "inúteis".

Certamente, Bolsonaro não pensa se ele próprio, seus filhos ou seus ídolos militares são "úteis" se baseando em seu peso ou se eles tem filhos ("procriam") ou não. Essa forma de julgar ele só usa com os negros, porque é um racista que os vê como animais, e não como gente.

Para quem acha que foi o primeiro caso de racismo de Bolsonaro, vale lembrar outros episódios. O vídeo abaixo foi tirado do programa CQC em 2011. Ao 1:00 do vídeo podemos ver Bolsonaro responder à pergunta "se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?". Ele diz que não corre esse risco porque seus filhos "foram muito bem educados". Ele diz que namorar uma mulher negra seria "promiscuidade", que é uma mistura confusa, desordenada e imoral. Ele acha imoral justamente porque pensa que os negros são animais que só servem para "procriar", e por isso seria uma mistura imoral colocar um filho seu, branco, junto com uma mulher negra, que considera um animal de carga.

Se não há mais declarações públicas de Bolsonaro que mostrem explicitamente seu racismo, como nesses dois casos, isso é porque ele sabe que muitos de seus eleitores - principalmente no Rio de Janeiro - são negros. E, como qualquer político oportunista, ele quer em primeiro lugar seus votos. Mas as declarações da Hebraica não deixam mais nenhuma dúvida: Bolsonaro é um racista.

Leia mais: “Nem pra procriar eles servem mais” diz Bolsonaro sobre afrodescendentes de quilombos




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias