×

Bolsonaro, Congresso e governadores criam comitê para tentar livrar a cara das 300 mil mortes

Comitê envolve governo Bolsonaro, Congresso Nacional e governadores. Medida é feita após mentiroso pronunciamento nacional de Bolsonaro. Trata-se de ação demagógica e busca livrar a cara dos governos e Congresso diante da evidente responsabilidade pelas mais de 300 mil mortes no país.

quarta-feira 24 de março de 2021 | Edição do dia

Foto: Carolina Antunes/PR

Nesta quarta-feira (24) Bolsonaro anunciou a criação de um comitê, junto com governadores, presidente do Senado e Câmara dos Deputados, que se reunirá semanalmente, para combater o avanço da pandemia. Luis Fux, presidente do STF, também participou da reunião mas afirmou que tribunal não fará parte do comitê.

"A vida em primeiro lugar. Resolvemos entre outras coisas, de que será criado uma coordenação junto aos governadores com o sr. presidente do senado federal (...) Da nossa parte, um comitê se reunirá toda semana pra decidirmos ou redirecionarmos o rumo do combate ao coronavírus. É unanimidade a intenção de nós, cada vez mais, nos dedicarmos à vacinação em massa no Brasil" disse Bolsonaro em pronunciamento em frente ao Palácio da Alvorada.

Esse comitê, que surge de forma inédita após mais de um ano de negacionismo e boicote a qualquer medida contra a pandemia (como a aquisição de vacina, leitos e oxigênio pelo governo federal), e que agora bate mais um recorde com 3 mil mortes na últimas 24 horas, se demonstra uma verdadeira demagogia. Bolsonaro falar de "vida em primeiro lugar" é uma afronta ao bom senso e aos familiares de todos mortos.

Ontem Bolsonaro protagonizou mais uma grande mentira nacional ao dizer, em pronunciamento para a TV, que tomou medidas importantes contra a Covid. Agora, diante do evidente colapso nacional, Bolsonaro busca aliados entre governadores. Mas nem todos participaram da reunião nessa manhã: apenas 6, dos 27 governadores. Ratinho Jr. (PSD-PR), Renan Filho (MDB-AL), Claudio Castro (PSC-RJ), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Wilson Lima (PSC-SC). Nenhum governador tucano ou petista participou.

Bolsonaro e governadores, incluídos os que não participaram do comitê hoje, são responsáveis por essa situação de calamidade, já que em nenhum momento houve uma enfrentamento racional à pandemia, como a reconversão da indústria para produzir insumos hospitalares e EPIs, enquanto garantem o lucro dos empresários.

Leia mais: Bolsonaro mente, não há vacinas nem para seu negacionismo nem para cumplicidade do regime




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias