×

FEBRE AMARELA | Baixo lucro faz com que indústrias não produzam vacina contra febre amarela

Em meio a uma incessante luta contra a febre amarela, que avança em diversos Estados brasileiros, principalmente no Rio de Janeiro, o abastecimento de vacina encontra-se cada vez mais calamitoso: indústrias que fabricariam a vacina deixam de produzi-la por que ela não dá lucro. A face cruel do capitalismo na saúde se mostra novamente.

terça-feira 23 de janeiro de 2018 | Edição do dia

O avanço da febre amarela sobre regiões não endêmicas tem preocupado toda população. O Rio de Janeiro já contabiliza um total de 20 casos confirmados de febre amarela e em São Paulo o zoológico foi fechado após a morte de um macaco.

Enquanto os postos de saúde são abarrotados pela população desesperada em busca de vacina, sobrecarregando ainda mais os funcionários que já trabalham em condições completamente precarizadas, a indústria farmacêutica permanece reforçando a medicina capitalista à serviço do lucro.

O abastecimento de vacinas contra a febre amarela é escasso e os estoque já estão no limite. As indústrias que fabricam a vacina não veem uma boa via para obtenção de lucro, uma vez que a produção exige equipamentos modernos e um complexo processo de produção e o lucro obtido é baixo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem registrado apenas 4 produtores da vacina, que é vendida por um preço unitário de R$3,50. Desde do início do grande surto de febre amarela, a vacina chegou a custar R$300 reais no Recife, sendo um aumento de quase dez mil porcento.

Essa é a cruel faceta do capitalismo e da medicina capitalista, que transforma um direito básico em mercadoria: os capitalistas da saúde escolhem o que produzir baseado nos lucros que podem retirar e vendem vacinas de acordo com a procura. Enquanto a população está vulnerável à febre amarela, os tubarões da saúde avançam e lucram com a miséria, falta de assistência e saúde de qualidade que aflige principalmente a classe trabalhadora e populações pobres.

Ações preventivas e de controle da doença, como por exemplo, distribuição de repelentes naturais e erradicação dos focos do mosquito são mecanismos completamente ignorados pela medicina do capital, que obviamente, quer continuar lucrando em todas as situações possíveis.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias