×

CHILE LUTA POR EDUCAÇÃO | Aumentam as ocupações e professores apoiam estudantes

Reproduzimos declarações da agrupação de professores Nossa Classe, diante do aumento de paralisações, ocupações e mobilizações estudantis. Os docentes realizam um chamado para a mobilização nesta quinta-feira, dia 9 de junho.

quarta-feira 8 de junho de 2016 | Edição do dia

Fim de semana com novas ocupações de escolas. Algumas das 40 escolas ocupas que vem se somando em torna de uma ou duas semanas são: Liceo 7 de Santiago, Liceo Francisco Bilbao Barquin de Quilicura, Liceo de Niñas de Puerto Montt, entre outras escolas.

O novo fato tem haver com os professores começarem a organizarem-se, pronunciando-se a favor das mobilizações estudantis e em especial em apoio aos secundaristas. Assim ocorre com a decisão feita pública por algumas comunidades da VIII Região sobre a decisão do Colégio de Professores do lugar, onde além de darem o apoio aos estudantes, dão ênfase as demandas compartilhadas entre trabalhadores e estudantes.

Desde Nossa Classe, agrupações de trabalhadores da educação valorizam e impulsionam essas iniciativas, ainda que não compartilhando da totalidade do conteúdo do documento, acredita-se que esta unidade que vem se formando é vital para o avanço das mobilizações e para as conquistas que já levam dez anos de reivindicações nas ruas, mas com lutas divididas, hoje é o momento para desenvolver a tão necessária unidade dessa luta.

Exigimos que o Diretório Nacional do CdP se ponha a altura da circunstância, implementando jornadas nacionais de reflexão sobre as demandas da educação e imediatamente fazer uma convocatória para unir-se a paralisação e jornadas de protestos que estão sendo chamadas pelos estudantes neta quinta-feira dia 9 de junho.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias