Negr@s

RACISMO

Ato contra o racismo reúne centenas de pessoas na PUC-RIO

quinta-feira 7 de junho| Edição do dia

Hoje, dia 7/06, quinta feira, os estudantes da PUC-RIO se mobilizaram para um ato que reuniu centenas de pessoas no departamento de direito no 6º andar do prédio Frings e andou até o pilotis do Kennedy. Os alunos e integrantes de coletivos negros se reuniram para lutar contra o racismo depois das muitas denúncias que surgiram de absurdas práticas racistas de pessoas da universidade nos Jogos Jurídicos.

Uma carta escrito pelo coletivo Nuvem Negra foi lida em voz alta no Pilotis da universidade, onde há a maior concentração de pessoas passando, e depois disso diversas palavras de ordem contra o racismo foram entonadas na ação que reuniu centenas de pessoas.

Nós do Esquerda Diário, da Juventude Faísca Revolucionária e do MRT prestamos nossa solidariedade aos companheiros da UERJ, da UFF e da UCP pelos ataques racistas a que foram submetidos. Esse tipo de ataque é um exemplo das contradições profundas de uma sociedade calcada na exploração e a opressão, em que o ambiente universitário não está alheio. Temos consciência de que o capitalismo não se sustenta sem o racismo e que todas as opressões condicionam sistematicamente aos exploradores maiores condições de multiplicar seus lucros com os setores mais marginalizados, e estigmatizados. Por isso se faz necessário que os estudantes organizem um enorme rechaço ao racismo, como aconteceu na PUC-RIO hoje, que sigam acontecendo atos desse tipo e que reverberem também para as outras universidades.




Tópicos relacionados

PUC-RIO   /    Racismo   /    Negr@s

Comentários

Comentar