×

MOVIMENTO ESTUDANTIL | Assembleia Povo na Rua: uma live que mostra a adaptação a Mourão e ao eleitoralismo petista

Nessa terça-feira, 2, ocorreu a chamada “Assembleia do Povo na Rua, Fora Bolsonaro!”, uma frente que vem sendo organizada principalmente entre as organizações ligadas à UP (Unidade Popular), PCB e organizações do PSOL, em especial o MES, corrente de Sâmia Bonfim e da juventude Juntos!. Saiu dessa assembleia novas datas de atos nacionais pelo Fora Bolsonaro nos dias 13 e 19 de Junho.

Faísca Revolucionária@faiscarevolucionaria

quarta-feira 2 de junho de 2021 | Edição do dia

Essa reunião foi anunciada com o objetivo de dar sequência às manifestações do dia 29 de Maio. Certamente que as manifestações de sábado significaram uma inflexão na conjuntura do país com a volta às ruas em meio a pandemia, e que tem o desafio não só de continuar mas de ampliar a força que se expressou.

Mas qual o caminho? Como batalhar pra que as novas manifestações sejam ainda mais massivas?

Nessa atividade, na verdade o que aconteceu foi uma live para referendar a política das organizações que a convocaram, em que os inscritos sequer receberam o link de acesso e foram informados somente na hora da live que não teria espaço para falas. Além de que as a maioria das falas foram acordadas previamente e deixaram 15 para serem sorteadas entre os milhares de inscritos.

Não dá pra chamar de assembleia uma reunião onde a maioria das falas e resoluções estavam pré-acordadas entre os partidos convocantes. Curiosamente até mesmo as falas sorteadas foram feitas para membros ou simpatizantes dessas mesmas organizações. Muitas pessoas e organizações, como nós da Faísca, não tiveram sequer o direito de expressar suas posições.

Além disso, quiseram que as mais de 1600 pessoas que estavam assistindo no Youtube fizessem suas propostas pelo chat do vídeo. É no mínimo pouco sério tratar propostas para uma mobilização nacional contra a grave situação do país dessa forma.

Nós da Faísca viemos defendendo em cada universidade estadual ou federal, em cada curso que estamos presentes, a necessidade de organizar pela base a mobilização, chamando os CAs e DCEs a convocarem assembleias com direito a voz e voto para todos. Criticamos o método proposto pela UJS e as correntes majoritárias da UNE, que chamavam de assembleias espaços que eram lives inclusive com reitores, inimigos dos estudantes. Para nós, as assembleias são espaços decisivos onde a democracia direta dos estudantes deve se expressar, com suas diferentes posições e unificar setores dispersos pelos cursos mais ainda pelo fica em casa.

Nesse sentido que achamos que a reunião de ontem apenas corrobora com a lógica da burocracia da UJS e dos sindicatos, como a CUT e CTB, dirigidas pelo PT e PCdoB, de organizar o movimento “por cima”, através das lideranças e figuras parlamentares das organizações, separando a vanguarda da base de estudantes. É o contrário de querer unir a enorme força de estudantes e dos trabalhadores, pois se restringe a unir às cúpulas das organizações e elas mesmas decidirem os rumos da luta.

O método claramente antidemocrático desse espaço não está separado também a uma adaptação dessas organizações à política do PT e da UJS. A grande maioria das falas foram repetições de um mesmo ponto comum de defesa do Fora Bolsonaro e do impeachment como conteúdo político dessas manifestações. A maior polêmica era a data de uma nova manifestação, que por fim ficou decidida para os dias 13 e 19 de junho.

Nós da Faísca reivindicamos que o Fora Bolsonaro + impeachment, expressa uma política que isenta o combate a Mourão e todos os atores políticos de direita responsáveis ao golpe institucional, mas que hoje fazem um discurso demagógico de oposição a Bolsonaro. Essa política coloca a grande disposição de luta que vimos sábado a serviço de “pressionar” a CPI da COVID, que é utilizada por esses atores golpistas para se passarem de que estão colocando Bolsonaro no "paredão", criando a ilusão de que ela fortalece a saída de Bolsonaro pelo impeachment.

Por mais que intervenções como a de Samara Martins da UP falassem em abstrato que não podemos confiar nas instituições, a defesa do impeachment é diretamente confiar no Centrão e no STF como aliados para a derrubada do governo. Além de que o resultado do impechment seria dar aval para um reacionário governo Mourão, estabelecido através de um acordo entre as elites e as castas políticas que conduz ao impeachment, caso o governo Bolsonaro se prove insustentável, mantendo de pé o plano de ajustes e privatizações.

A ideia de que seria um "governo fraco" ou até um mal menor no combate a pandemia, como diz Boulos, é completamente falso. Inclusive Mourão está defendendo a Copa América, se alguem ainda achava que ele poderia ser mais "racional" que o boçal do Bolsonaro. Essas organizações se comprometem a defender que a nossa luta tenha como objetivo que o próprio regime do golpe decida que é melhor eles tirarem Bolsonaro antes da nossa força ruas.

Mas o pior é que está longe de cogitação que o impeachment sequer seja instalado, e caso seja, demoraria meses para se efetivar. Foi dito muitas vezes que o dia 29M ultrapassou a estratégia de esperar 2022. Infelizmente é preciso dizer que a defesa do Fora Bolsonaro e do impeachment, no atual momento, leva a que a nossa luta seja cooptado a cumprir um papel de massa de manobra eleitoral para Lula e o PT como última saída contra o governo.

Além disso, é evidente que essa assembleia reuniu os setores que, ao criticarem o silêncio de Lula frente às manifestações, querem costurar seu bloco eleitoral para apresentar uma candidatura “independente” no primeiro turno das eleições, com Glauber Braga (do PSOL, ex-PSB, partido que reprimiu o 29M em Recife).

Por outro lado, as frentes Povo sem medo e Brasil Popular nem se deram ao trabalho de fazer uma live. Fazem reuniões de cúpula, para decidir como podem controlar ao máximo a força da juventude para não se conectar com a potencia da classe trabalhadora. Por isso, apesar de estarem a frente de grandes sindicatos em todo país não chamam assembleias das categorias de trabalhadores que dirigem, são parte majoritaria da direção da UNE mas não articulam a luta das universidades federais. Buscam por essa via impedir que a mobilização ultrapasse os limites dos marcos eleitorais de desgaste rumo a 2022.

Ambas as frentes agora disputam sobre quem está articulando o ato do dia 19 de Junho. Quando na verdade a unidade precisa ser construída desde a base com assembleias e um comando nacional nas universidades. Com um chamado de paralisação nacional nos sindicatos para que a classe trabalhadora se unfique com a juventude e os atos possam se massificar.

Nós da Faísca viemos defendendo que o ponto de partida para potencializar as lutas hoje é repudiar a armadilha do impeachment que deposita as forças do dia 29M e das milhares de pessoas que gostariam de terem ido às ruas nas vias “legais” desse regime decadente do golpe. E que por isso é necessário gritar em alto e bom tom Fora Bolsonaro, Mourão e os militares, ligando a batalha pela derrubada de Bolsonaro ao fim desse regime podre, que tem os militares e juízes do supremo como verdadeiros árbitros da política.

E que para tanto, é necessário em primeiro lugar fortalecer a democracia de base dos estudantes e trabalhadores para tomarem a frente da luta contra o governo. Ao invés de lives com essa, as organizações da Oposição de Esquerda da UNE deveriam estar convocando através das dezenas de entidades estudantis que dirigem pelo país, assembleias com direito a voz e voto nos cursos. Inclusive cobrando que a UJS e a majoritária da faça o mesmo, denunciando cada manobra que chamam de assembleia para não ter que debater com os estudantes e decidirem eles mesmos a linha política. E que essas assembleias elejam delegados para conformar um Comando Nacional de luta pela Educação, que sejam revogáveis pelas mesmas, que sirva para coordenar as universidades e institutos em uma luta unificada contra o governo.

Ao mesmo tempo, é necessário que o movimento estudantil se dê de fato a tarefa de chamar os trabalhadores a saírem nas ruas em uma só luta contra a reforma administrativa, as privatizações, as demissões, o aumento da fome, da conta de luz, enfim, contra toda miséria provocada por Bolsonaro, os militares e golpistas.

Mas para isso é necessário superar o freio e a divisão imposta pelos sindicatos da CUT e CTB, funcional à estratégia eleitoral do PT e do PCdoB. Ao contrário de chamar atos virtuais, como o do último dia 26, que servem para nos dividir, nós da Faísca viemos propondo nas assembleias pelo país moções de chamado aos sindicatos para que unificassem a luta neste dia 29. É necessário exigir que convoquem uma paralisação nacional junto aos dias 13 e 19, para que de fato o dia 29 não esgote a potencialidade que demonstrou e possa apontar uma saída independente contra Bolsonaro, rompendo com a espera passiva para as eleições de 2022 ou o impeachment.

Por fim, repudiamos ainda que nós da Faísca, assim como outras organizações como a CSP-Conlutas, sequer tenham tido direito de se expressar nessa live. A tarefa de todos aqueles que querem construir de fato uma alternativa à esquerda do PT é superar os métodos burocráticos desse partidos e de correntes aliadas, como a UJS e a majoritária da UNE e sua política, a força que viemos nas ruas poderia ser ampliada na conformação de um polo que unificasse todos esses setores que não querem esperar 2022, batalhando e por assembleias nos cursos, pela articulação de uma comando nacional de mobilização e recuperando os métodos de democracia de base que são fundamentais para que os estudantes sejam sujeitos das transformações políticas do país, ao lado dos trabalhadores.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias