×

LUTA SECUNDARISTA E OS NEGROS | As escolas de luta contra a direita racista

Desde o ano passado os estudantes secundaristas estão dando aula, as escolas de luta já são referência para todos os jovens do país, aqueles que querem ocupar a escola e os que já ocuparam frente aos exemplos de outras escolas, como SP, GO, RJ, MA e RS com ocupas que tem colocado a juventude negra das periferias no centro da política do país.

Jenifer TristanEstudante da UFABC

quarta-feira 18 de maio de 2016 | Edição do dia

Temer golpista interino, já anunciou que vai cortar ainda mais verbas da educação e, junto ao ladrão de merendas Alckmin, já começou o mandato com repressão prendendo 68 estudantes, que não baixaram a cabeça e nem se desmoralizaram pois sabem que quem deveria estar atrás das grades é quem rouba merenda de criança e priva a juventude do direito à educação, saúde, lazer, transportes - como mínimo.

Ao sair da delegacia com toda empolgação os estudantes mandam o recado “Pai, MÃE tô no camburão, mas só pra tu saber eu defendo a educação” e como todo camburão, os navios negreiros permanecem tirando o nosso direito à liberdade e ao futuro, mas é claro que também daí vem muita resistência e aprendizado, não temem a policia, pois têm clareza de sua luta e que a polícia serve para repressão dos que sonham e lutam, como os garotos do #OcupaMEndes que mostraram que é possível se organizar cada um de acordo com suas capacidades e necessidades, ensinando uma nova forma de organização as direções da escola, desmascarando que quem destrói a educação e as escolas são os governos e não os alunos, que quando eles podem com suas próprias mãos construí-las sua relação muda e seu aprendizado se multiplica “O estado esqueceu a escola” mas em todo o país os estudantes não vão abrir mão dela.

Os estudantes já sabem que o Estado é inimigo e que esse novo governo golpista quer arrancar todos os mínimos direitos que já temos conquistado, os ajustes vieram quente desde o governo DILMA, mas os estudantes com toda sua fervura foram incendiando também as universidades e os professores e trabalhadores da Educação.

Contra os ajustes unificar com Estudante, Funcionário e Professor para lutar!

Alckmin já foi derrotado ano passado pelos secundas que barraram seu projeto de reorganização e agora UNICAMP e Letras da USP estão ocupadas, os trabalhadores da USP em greve, UNESP deve nos próximos dias se somar e essas lutas e as ocupas em 5 estados do país e os professores em greve no Rio de Janeiro. A luta contra o desmonte da Educação colocaria outra grande derrota a Alckmin em SP. Mas não só, imporia também uma derrota ao governo Temer e seu ministério de homens, brancos das velhas famílias de oligarcas, coronéis, latifundiários, banqueiros, racistas e reacionários do mais alto escalão.

Esse setor que quer privatizar e acabar com a educação é o mesmo que existe para garantir que os negros não estejam nas universidades, que se recusam a implementar COTAS RACIAIS NA USP E UNICAMP onde as manifestações estudantis já tem levantado essa demanda como parte de sua pauta nas greves e ocupas.

O projeto “ponte para o futuro” é de fato uma ponte, mas que irá nos levar para o obscurantismo. Nosso caminho é ao lado das lutas em curso que já apontam uma ponte para a construção de uma nova sociedade, que questiona esse regime político, econômico e social que serve para garantir e reproduzir as desigualdades sociais, exploração e precarização para a classe trabalhadora e a juventude.

A unificação de todos os setores em luta hoje pode colocar de pé uma luta contra o governo golpista e os ajustes de todos os governos, mas é preciso de uma saída que questione o regime político e o capitalismo que cria suas próprias crises e depois a burguesia quer que a gente arque com elas.

#OCUPATUDO

É necessária uma grande mobilização nacional pela educação que pode injetar na classe trabalhadora ânimo e confiança de que é possível lutar e é possível vencer! Os ajustes atacam a educação, mas atacam a classe trabalhadora de conjunto com avanço do desemprego no país e dos trabalhos precários e terceirizados que colocam cada vez mais a população negra da marginalidade.

As entidades estudantis UNE, ANEL devem organizar um plano de lutas contra o golpista Temer e lutar contra as ajustes fortalecendo as lutas em curso e incentivando novas, assim como CUT e CTB devem romper sair da paralisia e organizar os trabalhadores. Ao longo do ano algumas fabricas foram também ocupadas e neste momento enquanto escrevotrabalhadores da Kharmam Ghia seguem ocupados na fábrica em São Bernardo foi ocupada por trabalhadores contra a proposta de fechamento por motivo de falência, mostrando para a patronal que os trabalhadores também tem voz.

A juventude negra, os trabalhadores precarizados e o conjunto da classe trabalhadora precisam decidir os rumos deste país!

Os secundas deram força para a greve nas estaduais paulistas, que estão até se inspirando em seu método de ocupação; os secundas também tem amplo apoio popular porque estão em movimento nao somente contra os cortes na educação, mas pelo direito à uma educação digna. Se a situação na educação chegou a este nível, a responsabilidade é também do PT, que governou o país por doze anos, abrindo espaço para a direita racista em nome de governabilidade.

Os secundas estão decidindo como organizar suas escolas. É necessário seguir seu exemplo e é a juventude, os negros e a classe trabalhadora quem deve ocupar e organizar este país. É fundamental colocar de pé uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana imposta pela força da mobilização, que discuta os principais aspectos da vida politica e econômica do pais. Afinal, náo é a juventude, junto com os professores, e trabalhadores da educação que devem decidir se a fortuna que o imperialismo rouba do país através do pagamento da dívida externa não deveria ser aplicada na educação?

Aprendamos com os secundas!
 
 


Temas

Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias