×

ELEIÇÕES ARGENTINAS | Argentina: histórica votação de Del Caño consolida FIT como alternativa nacional

A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, com Nicolás Del Caño como candidato a prefeito, se posicionou como a segunda força da Cidade de Mendoza com 16.87% dos votos. Em primeiro lugar se situou a UCR de Suárez que obteve 59.99%, em terceiro lugar a Frente para La Victoria (FpV, partido de Cristina Kirchner) com 14,68%, e em último lugar o Partido Democrata, com 5,99%.

quinta-feira 11 de junho de 2015 | 08:34

Pela terceira vez consecutiva a FIT realiza uma excelente eleição para cargos executivos. Desta vez foi a hora de Nicolás Del Caño, que aumentou o caudal de votos obtidos em fevereiro deste ano sendo o segundo candidato mais votado da capital de Mendoza.

Estamos diante de uma eleição histórica. O 17% obtido é o melhor resultado da esquerda para um cargo executivo desde 1983, que promove com força a candidatura de Nicolás Del Caño para a presidência da Nação pela Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT).

Com esta eleição a FIT se consolida como uma das três forças políticas mais importantes de Mendoza e se confirma como alternativa a nível nacional, depois de ter obtido dois legisladores em Neuquén, o operário ceramista e dirigente do PTS Raúl Godoy, e a professora Patricia Jure do PO. Também realizou uma boa eleição na capital federal com a candidata Myriam Bregman (ativista de direitos humanos, membro do CeProDH e dirigente do PTS) para governadora de Buenos Aires, e Marcelo Ramal, como legislador da província, acompanhando hoje Del Caño na concentração de apuração da FIT. Em Santa Fé, a FIT, que postula Octavio Crivaro como candidato a governador, conseguiu superar o piso eliminatório e a tentativa de fraude. Espera-se que a 21 de junho em Mendoza, com Noelia Barbeito candidata a governadora, se supere os 7% obtido há 15 dias nas prévias eleitorais.

Na concentração de apuração de votos da FIT, De Caño assinalava: “enfrentamos o bipartidismo que governa a província há 32 anos, assim como os grandes grupos econômicos capitalistas. Com estes resultados se fortalece a alternativa dos trabalhadores, das mulheres e da juventude.” Acrescentou que “milhares de trabalhadores deram as costas aos candidatos do ajuste como Suárez e da direita do PJ (partido de Cristina Kirchner) como o sciolista Aranda (da ala de Daniel Scioli, peronismo), que ficou relegado ao terceiro lugar. Nos bairros do Oeste e da Quarta Seção os votos da FIT superam 22%. Estamos muito felizes porque este apoio do povo trabalhador de Mendoza é uma mostra que ratifica o trabalho da FIT e sua defesa pelos direitos dos trabalhadores, das mulheres e da juventude”.

Dos seis vereadores que se elegiam no comício, a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores conquistou um, Andres Elías do PO, que acompanhou Macarena Escudero do PTS, que ocupa outra vereança desde abril de 2014. Por último, Del Caño afirmou que “os vereadores da FIT levarão ao Conselho uma agenda que defende os interesses dos trabalhadores e que rechaça as políticas repressivas e de ajuste que tentará desenvolver Suárez” e destacou que “este também é um grande passo para a eleição estadual, onde minha companheira Noelia Barbeito é a candidata a governadora da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT) que enfrentará Cornejo e Bermejo, representantes dos partidos que governaram o estado de Mendoza pelos últimos 32 anos com precarização do trabalho, repressão policial, desemprego, inflação e políticas neoliberais.”




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias