Internacional

ELEIÇÕES ARGENTINAS 2017

Argentina: A grande eleição da Frente de Esquerda conseguiu ampla repercussão midiática

Jornais e portais online de toda Argentina refletiram a ótima eleição da esquerda, que chegou a 1.200.000 votos e conseguiu deputados nacionais, legisladores provinciais e conselheiros.

segunda-feira 23 de outubro| Edição do dia

“A FIT (Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, da sigla traduzida para o português) havia obtido 950.000 votos nas PASO (primárias que ocorrem na Argentina), enquanto que nessas eleições ‘se aproximou a 1,3 milhão de sufrágios’, ou seja, 36% a mais de votos, algo que se aspirava naquela noite do dia 13 de agosto”.

A nota em questão pertence ao jornal Clarín. Como todo o jornalismo nacional, também o “grande jornal argentino” teve que dar conta do fortalecimento da esquerda. “A Frente de Esquerda cresceu”, dirá o jornalista desde a manchete.

No jornal Página/12 a informação também foi ilustrativa. “A FIT celebrou o crescimento de 400 mil votos perante as PASO ocorridas em agosto”, se lia na nota publicada pela jornalista Adriana Meyer.

Ali se informava também que “a algazarra e alegria pelos 400 mil votos ganhados entre as PASO e as gerais se mesclaram com a dor e a raiva pelo assassinato de Santiago Maldonado”.

Nesse registro, a jornalista cita a Nicolás del Caño quando este declarou que “as bancas obtidas hoje (a nota é de ontem, 22) estarão a serviço de buscar a punição dos culpados pela morte de Maldonado, é nosso compromisso inquebrantável”.

Desde a Tribuna de doctrina também foi informado que “a esquerda deu um salto e conseguiu dois deputados pela província”.

Ali, o jornalista Marcelo Silva de Sousa, escreveu que “a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT) fechava durante a noite sua melhor eleição desde o seu nascimento, em 2011, explicada em boa parte pela performance na província de Buenos Aires. Favorecida pelo corte de boleta, a esquerda arrebatou o quarto lugar na lista de Florencio Randazzo na categoria de Deputados, com 5,33% dos votos, conquistando duas bancas”.

Além disso, no diário Crónica, é possível ler que “a FIT cresceu e conseguiu sua melhor eleição”. Na nota também se citava a Del Caño quando ele declarou que “o governo quer nos fazer acreditar que são invencíveis. Na rua, com o apoio popular, vamos derrotar o ajuste de Macri”.

Na Agencia Télam, se citou também a Del Caño quando ele disse que “na província de Buenos Aires, apesar da enorme polarização, a Frente de Esquerda fez a melhor eleição desde 2011, com duas bancas obtidas, além das enormes eleições em Mendoza, Jujuy e na cidade de Buenos Aires”.

O diário Pregón, da região de Jujuy, deu conta das palavras de Alejandro Vilca, um dos grandes protagonistas da eleição da esquerda. Ali se lia uma declaração do jovem gari que declarava que “no caso de Jujuy obtivemos também um importante resultado não somente ratificando o que foi o resultado das PASO, agora superando essa cifra”.

Esses são apenas alguns exemplos. É possível contar as dezenas e dezenas de manchetes dos meios de comunicação de todo o país que deram conta da grande eleição da esquerda. Abaixo estão alguns desses exemplos.

A grande eleição da esquerda refletida na mídia argentina

El Frente de Izquierda creció y estaba cerca de colocar dos diputados (Clarín)

La izquierda dio un salto y consiguió dos diputados por la provincia (La Nación)

La izquierda, conforme con su cosecha (Página/12)

El FIT creció y consiguió su mejor elección (Crónica)

La izquierda logró meter dos diputados en el Congreso (La Razón)

IZQUIERDA: Buena perfomance, al borde de hacer historia (BAE)

La izquierda consagró diputados en varios distritos y casi le gana a Randazzo (LetraP)

El FIT celebró que superó 1.300.000 votos en todo el país (Noticias Argentinas)

Del Caño afirmó que usarán el apoyo recibido para "dar pelea al gobierno" y llamó a participar a distintos sectores (Télam)

Elección histórica del Frente de Izquierda: metió dos diputados nacionales
(InfoNews)

La izquierda en su mejor performance (Pregón de Jujuy)

El Frente de Izquierda valoró un resultado "histórico" y llamó a ser la "verdadera oposición" para el futuro (La Nación)

El FIT mejoró 40% las Paso e hizo la mejor elección desde su fundación (Cronista.com)

La izquierda lograba sumar más diputados (Diario El Día)

El FIT calificó como histórico el resultado de las elecciones (Inforegión)




Tópicos relacionados

PTS   /    Nicolás del Caño    /    Argentina   /    Eleições na Argentina   /    PTS na FIT   /    Internacional

Comentários

Comentar