×

ARGELIA | Argélia: Após o boicote às eleições: para onde seguir?

Após as eleições da última quinta-feira, o popular movimento Hirak está mais vivo do que nunca. Que contradições o país do Magrebe enfrenta para conquistar uma saída de acordo com as demandas populares?

quarta-feira 18 de dezembro de 2019 | Edição do dia

Está para completar 10 meses de mobilizações na Argélia, que começaram em 22 de fevereiro de 2019. A primeira onda se voltou para o ex-presidente deposto Abdulaziz Bouteflika, que estava no poder há quase 20 anos, contra a tentativa de ir à quinta reeleição. Para isso, foi essencial que em março os trabalhadores da petroleira Sonatrach, localizados entre as 10 mais importantes do mundo, iniciassem uma série de greves de fome e greves regionais, em apoio ao movimento para forçar a renúncia de Bouteflika, apesar das ameaças do empregador (Estado) que proíbe greves e da burocracia da UGTA (União Geral dos Trabalhadores da Argélia) vinculada à FLN (Frente de Libertação Nacional)

Gaid Salah, chefe do Estado-Maior do Exército, braço direito do ex-presidente doente e representante máximo dos interesses industriais-militares, tomou medidas sobre o assunto para controlar os danos causados ​​ao regime. Por causa disso, ele substituiu Bouteflika para substituí-lo por Abdelkader Bensalah como Chefe do Estado provisório. Com o perfil de "homem forte" na Argélia para negociar uma transição, ele fez campanha para colocar panos quentes em um movimento que mantinha milhões em estado de mobilização permanente. Enquanto ele expurgou funcionários ligados ao círculo próximo da família Bouteflika, com negócios próximos vinculados ao Estado e acusados ​​de todos os tipos de corrupção, com a campanha "mãos limpas", a manobra de Salah não teve efeito. O Hirak - "movimento" em árabe, de natureza popular - permaneceu firme nas ruas exigindo a "queda de todo o regime". Desde então, a Argélia vive manifestações massivas e jornadas de luta todas as terças e sextas-feiras, combinadas com ações dos sindicatos como greves na saúde, educação e movimentações estudantis.

As mobilizações massivas que rechaçam o sistema político como um todo impediram a realização de eleições presidenciais duas vezes. O regime apostou no desgaste de Hirak insistindo em realizar as eleições para "democratizar" e alcançar legitimidade mínima, combinando-se com protestos de repressão e aprisionando manifestantes, referentes políticos e jornalistas. Até agora, o número oficial é de 400 detidos.

Para o Hirak, essas eleições representaram um meio de regeneração do sistema político que governa desde a independência do país em 1962. O movimento exige o fim desse sistema e que todos os antigos apoiadores ou colaboradores dos vinte anos da presidência de Bouteflika saiam . E é daí que vêm os cinco candidatos: Abdelaziz Belaïd, Ali Benflis, Abdelkader Bengrina, Azzedine Mihoubi e Abdelmajid Tebboune. O regime apostou todas as cartas para a realização das eleições de 12 de dezembro e mobilizou todas as forças disponíveis do aparato repressivo e de suas redes clientelistas para impô-las através de uma "solução de força".

Boicote eleitoral e protestos massivos

À medida que a nova data se aproximava, as mobilizações aumentavam, acompanhadas de greves avassaladoras em diferentes setores, como trabalhadores da saúde, de educação com professores e alunos; até o sindicato dos trabalhadores da energia que afeta Sonatrach e Sonelgaz foi fechado. Por outro lado, em 30 de novembro, a UGTA organizou uma manifestação antipopular em Argel para denunciar a interferência da União Europeia por uma resolução que expõe a grave situação dos direitos humanos na Argélia, mas também para apoiar o processo eleitoral e o exército. A marcha da união central oficial foi acompanhada apenas por algumas centenas.

Durante o dia das eleições, milhares de pessoas saíram na última quinta-feira para as ruas de Argel e outras cidades do país gritando “Nós não votamos! Queremos liberdade!" para denunciar as eleições, que aos olhos dos argelinos foram uma provocação total. Pelo menos seis em cada dez argelinos não foram às urnas. A abstenção excedeu todos os registros. Mohamed Charfi, presidente da Autoridade Nacional Eleitoral Independente (ANIE), forneceu os dados oficiais, mencionandos que apenas 39,93% dos eleitores votaram na quinta-feira. Esta taxa é a mais baixa de todas na história da Argélia, incluindo a precedente que deu a vitória pírrica ao Bouteflika deposto.

Abdelmadjid Tebboune venceu as eleições com um resultado de 64% dos votos. Aos 74 anos de idade, com uma carreira no círculo de poder, ele é famoso por ter sido deslocado do cargo de Primeiro Ministro por Bouteflika depois que Tebboune apareceu em uma reunião com seu colega francês, Edouard Philippe, como o sucessor natural do ex-presidente. Por outro lado, seu filho foi preso em maio, em um caso de tráfico de influência envolvendo vários altos funcionários presos em um escândalo de contrabando de cocaína.

Tebboune é a grande aposta do exército que celebrou a vitória. No entanto, apenas alguns chefes de estado aprovaram os resultados, com tímidos cumprimentos da França e da Espanha. Por sua parte, o presidente francês Emmanuel Macron exigiu que ele imediatamente iniciasse uma mesa de diálogo com o movimento de protesto.

O jornada de demonstração de força do hirak desafiou com uma demonstração maciça do forte destacamento policial. Dezenas de milhares de pessoas conseguiram inundar as ruas do centro de Argel, apesar das cercas da polícia e da repressão de todas as tentativas de concentração. "Makache l´vote!" (Sem voto!), gritaram os argelinos que voltaram para suas casas no final da tarde antes da polícia começar um massacre, como fizeram em cidades como Kabilia e Tichy. Durante o dia, um pequeno grupo de manifestantes conseguiu entrar em um centro eleitoral no centro da cidade, causando uma breve suspensão do voto para evacuá-los. A grande conquista foi a recuperação do símbolo dos protestos que derrubaram o ex-presidente, o Grand Post Plaza, na capital.

Para onde vai o Hirak?

O Hirak é a expressão da fúria que milhões de argelinos vivem pela situação avassaladora da precariedade econômica. A FLN, após a independência em 1962, manteve todos os laços de submissão ao imperialismo francês e, depois, ao americano com a abertura ao FMI com planos neoliberais. O país estava economicamente ligado ao negócio da renda petrolera, ostentando o preço do petróleo no mercado mundial. Mesmo nesses meses, o governo ilegítimo, por meio de uma lei financeira de 2020 reformará as aposentadorias em um plano de austeridade, bem como uma lei de hidrocarbonetos elaborada pelas cinco multinacionais presentes na Argélia, que tende a despojar o povo argelino. de sua riqueza nacional. Isso no contexto de um desemprego que atinge 11% da população, com taxas de 40% entre os jovens.

Em resposta, os jovens lideraram o Hirak por 43 terças e sextas consecutivas, mergulhando o regime em uma crise de hegemonia. Enquanto isso, o UGTA se dedicou a dividir as jornadas de luta em marchas paralisadas por setores e raramente se unindo ao movimento de protesto, até que acabou demonstrando seu total apoio ao regime.

Nesse momento, Tebboune pediu para formar uma mesa de diálogo para negociar a libertação de presos políticos, rever a constituição e a lei eleitoral. Uma manobra para dividir o Hirak e sustentar a posição do novo governo. A força do regime está na fraqueza de Hirak, que até agora mostrou uma persistência semelhante à dos coletes amarelos franceses, mas com um programa político muito limitado para "deixar todos irem" e sem uma saída concreta, mesmo, muitos referentes fazem eixos em que as manifestações devem ser pacíficas sob o lema "silmya (" pacífico ").

Dadas as intenções do novo governo de aprofundar os pacotes de medidas antipopulares e de austeridade, congeladas durante o governo de Bouteflika, é necessária a intervenção dos trabalhadores de Sonatrach e Sonelgaz, que lidam com 95% do PIB da Argélia. Uma greve geral que confronte sistematicamente esses ataques, que varra a burocracia da UGTA como parte do governo pró-imperialista, que convirja com a combatividade do Hirak, através da auto-organização, tomando o exemplo da região de Kabylia, que parou os portos de petróleo por 3 dias, é um pedido obrigatório. A generalização de uma greve política de massas pode marcar outro caminho para os argelinos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias