×

CULTURA | Aprendizes das Escolas Livres do ABC estão em LUTA!

Na sexta-feira (10/02), aprendizes e ex-aprendizes das escolas livres se reuniram,em Santo André, para discutir cortes na cultura.

segunda-feira 20 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

A reunião, que aconteceu na noite de sexta-feira, contou com a participação de aprendizes da Escola Livre de Teatro (ELT), Escola Livre de Cinema e Vídeo ( ELCV), Escola Livre de Dança (ELD), de Santo André, e Centro Livre de Artes Cênicas (CLAC, de São Bernardo do Campo).

A primeira reunião estudantil em anos,foi convocada por aprendizes da ELT para discutir o corte de 60% no orçamento da cultura, além de outras secretarias, o corte de verba inviabiliza o funcionamento das escolas livres, que já funcionam de forma precária com o orçamento que tem.

O teatro Conchita de Moraes, ao qual a Escola Livre é integrada, está precisando de reformas urgentes, a fiação é muito velha e precisa ser trocada. O teatro está interditado por esse motivo e os alunos da ELT travam uma luta de mais de um ano por sua reforma. Na ELD, a situação não é diferente, já que algumas salas não podem ser usadas por oferecerem riscos por falta de manutenção.

Os alunos do CLAC levaram o informe da situação em São Bernardo do Campo, onde foi adiada a seleção da escola. Também lembraram da situação do Centro de Audiovisual (CAV), também de São Bernardo do Campo,que teve seu processo seletivo cancelado – ele ocorreria no dia 11 de fevereiro - sem previsão para uma nova data. Há ainda o CAJUV, um espaço que oferece diversas oficinas sócio-culturais, que está funcionando com horário reduzido e sem disponibilidade de salas.
Os cortes nos orçamentos marcam o início das gestões psdbistas na região do ABC.
Com a desculpa de rombo nos cofres municipais, vários setores veêm sofrendo cortes e congelamento nos gastos. Varias secretarias secretárias foram extintas, em sua maioria de cultura e direitos humanos, secretarias que os governos do PSDB parecem considerar de pouca importância.

A reunião dos aprendizes tirou resoluções para uma assembléia pública que ocorreu nesta terça-feira (14/02), no Auditório Heleny Guariba, em Santo André, a reunião chamada pela própria prefeitura, foi bastante cheia e contou com trabalhadores e artistas de diferentes áreas que defenderam o mínimo de dignidade para continuar trabalhando, desde as batalhas de rap até a garantia de continuidade dos projetos de formação e uso do teatro municipal, o que reforça a necessidade de construirmos o Conselho Municipal de Cultura (composto pelos fóruns de usuários, entidades, coletivos e trabalhadores) fortalecido e amplo de forma à ganhar força coletiva para pautar a cultura na cidade, manter os projetos, e desenvolver novos.

A próxima reunião do Conselho Municipal de Cultura ocorrerá hoje dia 20.02, segunda-feira, na Biblioteca do Paço Municipal às 19hrs. A assembléia, convocada pela gestão do atual prefeito Paulo Serra (PSDB), tem o objetivo de discutir os cortes no orçamento do município.

Os aprendizes das escolas livres decidiram que não vão aceitar esses ajustes, vão lutar institucionalmente e nas ruas, defendendo a arte pública e propõem um plano de luta junto a população caso a gestão não revogue a decisão.


Temas

cultura    Cultura



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias