×

ELEIÇÕES RJ | Apostando na armadilha do "mal menor", Freixo defende voto crítico em Eduardo Paes no RJ

Marcelo Freixo defende dar voto crítico para Eduardo Paes no segundo turno contra Crivella.

terça-feira 17 de novembro de 2020 | Edição do dia

Marcelo Freixo, deputado federal pelo PSOL e uma das principais figura do partido nacionalmente, afirmou que levará a proposta de "voto crítico" para decisão do partido em relação ao segundo turno nas eleições da cidade do Rio de Janeiro.

O parlamentar afirmou que "Isso não significa apoio ao que representa o Eduardo. O PSOL tem que fazer oposição a ele na Câmara, tem que fazer a sua agenda e cobrar do prefeito o cumprimento de cada item. Mas, neste momento, existe uma coisa mais urgente. O Rio tem que derrotar Crivella".

Em uma posição clara de "mal menor", Freixo sugere voto crítico em Paes, político que faz parte do DEM, partido que hoje é base do governo Bolsonaro e que apoiou o golpe institucional de 2016 e os ataques a população, como foi a Reforma da Previdência e Trabalhista.

Não só isso, Eduardo Paes já foi duas vezes prefeito do Rio de Janeiro e sua gestão, cobertas de casos de desvio de verba e corrupção, foi responsável pelo aprofundamento crise social e econômica na cidade, em especial na saúde pública da cidade. E nas eleições foi elogiado por Bolsonaro, mostrando que é uma opção para aprofundar da obra autoritária do golpe, que tem corroído o regime político brasileiro.

Leia também: Eleições no RJ: porque o “mal menor” é só um passo do caminho para um maior.

A declaração de voto crítico de Freixo é uma continuação do seu giro à direita, que tem como exemploa defesa de financiamento de banqueiros e empresários para as candidaturas do PSOL.

A esquerda não pode cair na cilada de "mal menor", mas defender uma saída de independência de classe, que denuncie esse regime do golpe e todos os ataques contra os trabalhadores. Ao contrário de cair nessa ilusão, deveria colocar suas forças para fortalecer uma saída dos trabalhadores, da juventude e dos setores oprimidos.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias