×

Inflação | Apenas 9% das negociações trabalhistas resultaram em ganhos acima da inflação no mês de setembro

De acordo com boletim, menos de 10% dos reajustes salariais negociados em acordos e convenções coletivas ficaram acima da inflação e resultaram em ganhos reais para os trabalhadores

sexta-feira 22 de outubro de 2021 | Edição do dia

Imagem: Bruno Domingos/Reuters

De acordo com o boletim Salariômetro, divulgado nesta sexta-feira (22) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), dois terços dos reajustes salariais negociados em acordos e em convenções coletivas ficaram abaixo da inflação no mês de setembro.

Esses dados expressam que apenas 9,5% das negociações trabalhistas resultaram em ganhos reais (acima da inflação) e 23,5%, em ganhos iguais ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Alguns poucos setores conseguiram um reajuste acima da inflação, registrando um aumento real de 0,1%, são eles: gráficas e editoras; artefatos de borracha e organizações não governamentais.

Setores como estacionamentos e garagens; comércio atacadista e varejista e indústria metalúrgica ficaram em 0%. Já setores como bares, restaurantes, hotéis, similares de diversão e turismo e construção civil fecharam com - 0,4% e a indústria de alimentos com - 0,9%.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias