Na última quarta-feira, 22/06, o VII Salão do Livro Político organizou o debate “ O retorno da onda progressista na América Latina?”, com a participação de Juliano Medeiros, Valério Arcary, Ana Prestes e Diana Assunção. Assista online.
Redação
Esta segunda-feira marcou o oitavo dia de mobilizações, com a chegada de milhares de manifestantes à cidade de Quito, principalmente do movimento indígena. As medidas de luta são mantidas apesar do novo decreto de estado de exceção e do avanço repressivo do governo (...)
Do dia 6 ao 10 de junho, os líderes da maioria dos países do continente se reúnem na IX Cúpula das Américas em meio a um cenário internacional marcado pela guerra na Ucrânia, uma nova onda de governos populistas na região, as consequências da pandemia de covid-19, a crise migratória e a crise climática. (...)
Omar FloydSantiago Montag
Governo peruano avança com medidas repressivas após 8 dias de protestos de transportadores e agricultores. As paralisações e mobilizações continuam contra as políticas econômicas do governo Pedro Castillo em diferentes partes do país.
José Rojas
Diante de um questionamento generalizado por parte da população e de vários partidos políticos, Pedro Castillo anunciou em uma curta mensagem à nação peruana que irá recompor o gabinete ministerial recentemente juramentado e presidido por Héctor Valer. Uma mostra da profunda debilidade do governo e da (...)
Lança-se hoje o livro "Arte e Política na América Latina", com série de vídeo-aulas, iniciativa de artistas que visa pensar "o papel da arte na América Latina" com vistas de "apontar caminhos para uma prática contra-colonial no campo da arte e da cultura e, em consequência, na (...)
Lina Hamdan
Ele foi eleito atacando mulheres e imigrantes, e diz que as declarações são “sarcasmo” retirado do contexto.
Em 2019, as mobilizações no Equador precederam uma série de levantes e mobilizações em outros países da região. Com a pandemia, as mobilizações arrefeceram. No entanto, na última semana, o país esteve no centro da cena política com fortes (...)
Gabriel Girão
17 milhões de pessoas na América Latina poderão ser forçadas a migrarem até 2050
Essa demanda salarial é mínima se comparada aos enormes lucros da mineradora, porém os empresários da transnacional BHP Billiton permanecem intransigentes.
Apesar da forte repressão do governo de Iván Duque e dos governos locais, a juventude continua se mobilizando. As táticas amedrontadoras do governo não impediram o acontecimento de novas manifestações.
Begonia D.
As manifestações foram interrompidas e concertos estão sendo organizados em meio ao ilusório entusiasmo com a apresentação do Documento Nacional de Emergência, que desde 2020 é ignorado sistematicamente por Ivan Duque. Apresentações para o Congresso que representam mais uma entrega por parte do Comitê (...)
À seguir reproduzimos a declaração política da Corrente Socialista das e dos trabalhadores (CST), que impulsiona a rede La Izquierda Diario no Peru, onde chamam para a luta e organização do povo trabalhador para enfrentar o fujimorismo e a direita reacionária que pretendem invalidar os resultados (...)
Corriente Socialista de las y los Trabajadores - CST Peru
Com 95,035% das urnas apuradas no país, o professor e candidato do Peru Libre, Pedro Castillo, ultrapassa a direitista Keiko Fujimori e vai se consolidando como o vitorioso das eleições presidenciais no país vizinho.
O governo de Duque e o Comitê Nacional de Greve iniciaram uma mesa de diálogo para dar solução ao conflito, porém seguem sem acordos. As ruas colombianas mostram que a saída continua na mobilização popular.
O surto social na Colômbia, o maior de sua história recente, comemora um mês nesta sexta-feira, e é esperado um dia de massivos protestos contra o governo Duque enquanto este continua reprimindo o movimento depois de deixar 60 mortos, milhares de feridos e centenas de desaparecidos (...)
Nesta quarta-feira, o governo Duque se reuniu com um setor do movimento estudantil no âmbito da Mesa de Diálogo Nacional. Conversamos sobre isso com Laura Natalia Pava, ativista estudantil e integrante do Movimento pela Defesa dos Direitos do (...)
Salvador SolerAlejandra Saldarriaga Bedoya
Enquanto se realizava uma rodada de negociações com o prefeito de Cali, na cidade de Buga, a ESMAD emboscou uma das colunas indígenas mobilizadas. Diante disso, as negociações fracassaram.
A juventude do principal centro da rebelião colombiana vêm protagonizando os enfrentamentos com o governo de extrema-direita e publica uma carta com suas reivindicações. Diante da repressão brutal e das tentativas do Comitê Nacional de negociar com o governo, contra todas as manobras, a juventude se (...)
Caio Reis
O governo não aceitou as demandas mínimas apresentadas pelas entidades sociais e sindicais que, após o fracasso do encontro, chamaram uma nova jornada de manifestação para quarta-feira.
Diego Sacchi
Este ano se comemora o 50º aniversário do triunfo da Unidade Popular, quando Salvador Allende é eleito, o primeiro presidente socialista da história a vencer por via eleitoral.
Camilo JofréGabriel Muñoz