×

UFRN | Álvaro Dias passa cobrar tarifa em Circular da UFRN para aumentar lucro da Seturn

Nessa quarta-feira, 1º de Dezembro, a notícia de que finalmente a linha 588, o ônibus circular do campus da UFRN na cidade de Natal, voltaria a funcionar, veio acompanhada do escandaloso fato de que ela passaria a ser uma linha paga.

quarta-feira 1º de dezembro de 2021 | Edição do dia

A proposta em discussão é que a linha passa a custar R$ 3,20, e R$ 1,60 para os que tem direito a meia-passagem. Qualquer aumento no valor vai acarretar num impacto quanto a possibilidade de acesso de estudantes e também funcionários ao campus, sobretudo na atual situação de aumento da inflação e do custo de vida geral da população. Além disso, os horários da linha serão ainda mais restritos do que já eram, podendo circular apenas de hora em hora e até 20h, em total descanso aos estudantes e funcionários no período da noite.

Os trabalhadores, em especial terceirizados da universidade, assim como estudantes bolsistas, estavam tendo que se virar durante todo esse tempo de pandemia sem o Circular funcionando, o que dificultou drasticamente a entrada no campus. Diante da possibilidade do retorno presencial também das aulas no Campus, essa medida se configura como um ataque da prefeitura de Álvaro Dias ao direito de estudar dos estudantes. Contribui para o projeto de Bolsonaro e Milton Ribeiro, junto a reitoria, de aumentar a evasão e tornar a universidade ainda mais elitista.

A reação dos estudantes da UFRN nas redes sociais foi de imediato e amplo rechaço a medida:

Nós do Esquerda Diário nos somamos ao repúdio dessa medida, que significa dar um aumento maior de lucro para a máfia das empresas de ônibus que sucateiam o transporte de Natal, em especial na pandemia, quando cortaram uma série de linhas e ainda demitiram pelo menos 1000 rodoviários. Nos colocamos ao lado da luta dos estudantes pela defesa da gratuidade do Circular da UFRN, e da defesa de uma permanência digna para combater a evasão de Bolsonaro, da reitoria e de Álvaro Dias.

Compartilhamos o chamado à manifestação chamada pelo DCE da UFRN que ocorrerá amanhã (02/12) às 10h em frente à sede da STTU em Natal. Junto à juventude Faísca da UFRN, fazemos um chamado que essa luta seja auto-organizada desde às bases dos estudantes, exigindo do DCE uma assembleia geral para que os próprios estudantes decidam sobre os rumos da mobilização.

Basta de máfia dos transportes! Estatização das empresas de ônibus sob controle dos rodoviários para garantir o direito ao transporte e à cidade ao conjunto da população!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias