×

EDUCAÇÃO RS | Alunos e ex-alunos repudiam o fechamento do curso de Geografia da PUC-RS

Reproduzimos abaixo a nota de repúdio feita por alunos e ex-alunos do curso de Geografia da universidade privada PUC-RS contra a possibilidade de fechamento curso e das demais licenciaturas da área de humanidades.

segunda-feira 2 de novembro de 2020 | Edição do dia

"Nota de repúdio

Carta aberta de mobilização dos ex alunos do curso de geografia da PUCRS: Repudiamos o fechamento do curso de geografia e das licenciaturas, todo apoio aos estudantes da geografia!

Nós, ex alunos do curso de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do sul, viemos por meio desta demonstrar nosso apoio aos estudantes e colegas do curso de Geografia da PUCRS, queremos deixar claro o nosso total repúdio a possibilidade de fechamento do curso e de outros cursos da escola de humanidades e demais licenciaturas .

Estamos vivendo no país um momento de duros ataques à educação. Diversas áreas sofrem com a falta de recursos e de manutenção de políticas públicas que deveriam ser impulsionadas pelo governo federal. Cortes na CAPES e CNPq resultam em menor adesão de estudantes em cursos de licenciatura, precarizando as condições de pesquisa e formação de profissionais capacitados.

Esse cenário de endurecimento contra os cursos de licenciatura no país está se refletindo nas universidades privadas há muitos anos. No caso da PUCRS, já são dois anos sem vestibular para Geografia, impedimento de fazer divulgação e prospecção de alunos para curso pela ASCOM, somados os cortes nas bolsas ProUni, o novo modelo do Fies, que agora está atrelado a disputa de vaga através da nota do Enem, perdendo assim seu foco original, aumentos de valores de mensalidade ano a ano e falta de incentivo aos cursos de licenciatura de modo geral, demonstrando que existe uma política de enfraquecimento e apatia praticada pela reitoria da universidade.

Diante deste cenário, acreditamos que é necessária uma grande luta em unidade, com ex alunos, estudantes da Geografia e de outros cursos de licenciatura, professores e funcionários das unidades que estão em eminência de serem fechados. A missão da PUCRS não é baseada no princípio de seu fundador, Marcelino Champanhat? Onde está o amor à educação?

Nesse momento somente nossa força de impulsionar a vontade em manter os cursos em pleno funcionamento pode barrar o possível fechamento dos cursos. Lutar por um outro projeto de educação e sociedade dentro das universidades privadas e batalhar pela manutenção de cursos de licenciatura é uma luta para agora!

S. Marcelino Champagnat afirmava que “Educar é uma obra de amor”, mas como educar sem educadores ?

A geografia precisa existir, o mundo precisa ser constantemente descoberto pela geografia .Nós exigimos respeito e explicações.

Não fechem a geografia da PUCRS!

Em defesa da educação, contra o fechamento de cursos de licenciatura!

Querer se formar professor(a) também é um ato político!

#FicaGeoPucrs

Se juntem a nós nessa mobilização!

Porto Alegre,02 de novembro de 2020.
Coletivo da geografia em defesa das licenciaturas."

Confira a nota também no Facebook.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias