×

BRINCADEIRA RACISTA | Alunos de Salvador se fantasiam de organização de supremacia branca Ku Klux Klan

Nesta quarta-feira (7) vemos mais um caso de colégios, particulares com alunos expressando novamente suas ideias racistas e elitistas, como aconteceu no colégio Marista no Sul, dessa vez foi em Salvador no colégio Anchieta.

sexta-feira 9 de junho de 2017 | Edição do dia

Conhecido como dia do “Mico” os alunos escolhem um tema e se caracterizam de acordo com esse tema, os alunos do 3º ano do ensino médio escolheram o tema Tribos Urbanas, e dois alunos se fantasiaram de Ku Klux Klan, organização racista dos Estados Unidos. Além disso, um aluno chega a fazer um sinal que lembra a saudação ao ditador nazista Adolf Hitler.

Causando indignação e revolta, em alunos, ex-alunos e pais, que denunciaram em suas redes sociais.

"Foi horrível ver no intervalo três meninos vestidos de KKK, foi uma sensação enorme de angústia e tristeza"

“O pior é que os garotos estavam cheios de orgulho desfilando dentro e fora da escola com essa fantasia. Fiquei extremamente incomodada”
Depoimento de alunos no facebook

No dia seguinte a escola publicou uma nota de esclarecimento e repudio: ”o colégio afirma que o objetivo da atividade é ’descontração’ e que as fantasias usadas foram ’incoerentes’ com essa intenção e com a filosofia do Anchieta. Contudo, como educadores, sabemos que no trabalho com jovens, vez por outra, eles podem se equivocar no agir e no pensar, o que requer nossa orientação como parte efetiva de intervenção no mundo adolescente, fase em constante formação".

O texto diz ainda que o Anchieta "não comunga" com as encenações, sejam quais forem as intenções destas. "Não queremos minimizar os fatos", segue o texto. O colégio finaliza afirmando que está mobilizado e refletindo acerca do acontecimento, "trabalhando com os alunos na viabilização de encaminhamentos" sobre o fato.


Temas

Racismo    Negr@s



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias