×

TRIBUNA ABERTA | Alex de Freitas (PSDB) fecha ensino médio em 5 escolas de Contagem

quarta-feira 15 de novembro de 2017 | Edição do dia

Em menos de 12 meses de mandato o Governo de Alex de Freitas, em Contagem (MG), já mostra seu jeito de governar: fechamento de escolas e sucateamento da educação.

Patrimônio da população, a Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC), oferta ensino médio para milhares de estudantes desde 1973, quando um movimento lutou pela criação do 2º grau público na cidade, por meio do nascimento da FUNEC, “para possibilitar o acesso às camadas menos favorecidas àquele grau de ensino.”

O caso é que já no primeiro ano de mandato o prefeito Alex de Freitas, juntamente com seu Secretário de Educação Joaquim Gonçalves, dão as costas para a história da instituição e fecham o Ensino Médio em 5 escolas.

No início do ano em um ato criminoso e sem nenhum diálogo com a população, a prefeitura promoveu o fechamento das FUNECs Alvorada, Novo Eldorado e Amazonas. Não contente, a prefeitura sem nenhum escrúpulo anuncia dessa vez o fechamento do ensino médio nas unidades Centec e Riacho.

No ano de comemoração de 35 anos da tradicional unidade Centec, localizada no Centro de Contagem, Alex de Freitas e Joaquim Gonçalves dão um presente de grego para a população de Contagem. No Edital de seleção de estudantes para 2018 não aparecem vagas para o ensino médio em nenhuma dessas unidades, ou seja, estão sendo fechadas.

Seguindo o modelo do PSDB de governar, a prefeitura corta investimentos em educação, ao mesmo tempo em que aumenta impostos para a população, com a volta da cobrança do IPTU residencial na cidade.

O que eles desconhecem é a qualidade do trabalho desenvolvido nas unidades da FUNEC. Descumprindo a Lei do Piso Salarial, a prefeitura não paga o mínimo determinado por Lei aos professores de Contagem. Mesmo com mais de 5 anos sem aumento salarial real, professores e funcionários, se esforçam no trabalho educacional, levando a Fundação a receber diversos prêmios nos últimos anos.

Em 2014 o Centec recebeu a maior nota entre as escolas da cidade no exame do Enem. Em 2015 e 2016 o trabalho desenvolvido pelos estudantes nas pesquisas científicas foram premiadas em Feiras e Congressos, entre escolas de todo Brasil.
Neste ano, estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico, das unidades Centec e Riacho, foram premiados em primeiro lugar na FEBRAT 2017, ganhando convites para apresentarem seus trabalhos na Escócia e Costa Rica.

Ao invés de ampliarem esse modelo de qualidade em educação na cidade (Ensino Médio integrado ao Técnico) a prefeitura copia um modelo de desestruturação da educação, tal como proposto por Geraldo Alckmin em São Paulo, com cortes de recursos, fechamento de escolas, e mentiras.

Entretanto a população de Contagem não vai aceitar essa desvalorização na história da FUNEC. O Movimento FicaFunec está se articulando, exigindo a expansão do ensino médio na cidade.

A comunidade já criou um abaixo-assinado para a continuidade do ensino médio integrado na unidade Riacho, que pode ser assinado nesse site.

E estudantes, professores, pais e mães fizeram um protesto na última sexta-feira exigindo o não fechamento do ensino médio na unidade Centec. Como afirmado pela estudante Leide “gestores precarizam a educação e não garantem um ensino público de qualidade para toda a juventude, que é o que merecemos para termos todos nosso direito ao futuro.”

Não aceitaremos cortes na educação. Exigimos a retificação do Edital da FUNEC 2018, com vagas para o Ensino Médio para as unidades Centec e Riacho, além de pagamento do salário mínimo aos professores determinado na Lei do Piso.

Educação é investimento e deve ser prioridade, FicaFunec!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias