Opinião

TRIBUNA ABERTA

Alerta Leblon: O racismo do bairro mais rico do Rio

segunda-feira 6 de fevereiro| Edição do dia

Há alguns meses, uma página de moradores do Leblon no Facebook chamada “Alerta Leblon” (que já tem mais de 21 mil curtidas no Facebook) vem chamando atenção e causando revolta na rede com postagens racistas e higienistas.

Porém, no dia 04/02/2016, a página quebrou os limites de racismo e preconceito. Em um post, onde simplesmente expõem fotos de homens negros andando pela praia do Leblon, alega que são todos ladrões e que os moradores do bairro devem ficar alertas ao topar com eles, e orienta denunciar à polícia imediatamente. Na imagem pode se ver a um desses homens carregando um saco de bolas de futebol, o que sugere que provavelmente é um camelô.

Por medo da revolta e da indignação nas redes sociais os administradores da página decidiram deletar o post.

“Curiosamente”, a Rede Globo já abriu espaço para essa página em um de seus programas jornalísticos, ignorando totalmente seu caráter racista, elitista e higienista.

E como se nada disso fosse suficiente, o donos da página ainda fiz uma postagem dizendo que “espera que os rapazes das fotos pisem em uma delegacia para denuncia-los” e que é o que ele “mais deseja".


(A página "Alerta Leblon" apagou o post original no facebook mas compartilhamos o print da postagem)

Mas essas coisas não são feitas justamente por moradores do Leblon por coincidência. O Leblon é um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro devido a sua constante aparição em novelas da Globo, também é o bairro mais rico da cidade, com o metro quadrado mais caro da mesma. Não por coincidência abriga o que há de mais reacionário, conservador e racista na nata da burguesia carioca.




Tópicos relacionados

Rio de Janeiro   /    Opinião

Comentários

Comentar