×

Greve Global pelo Clima | Ações em todo o mundo durante a sexta greve global pelo clima

Milhares de jovens se mobilizam em todo o mundo durante a sexta greve global pelo clima. O Dia Global de Ação é promovido por organizações ambientais e jovens de todo o mundo e convocado pelo movimento Fridays For Future (FFF), que surgiu como resultado dos protestos da jovem ativista sueca Greta Thunberg.

sexta-feira 25 de setembro de 2020 | Edição do dia

Com mais de 3200 ações em todo o mundo a juventude realizou mobilizações e protestos virtuais respondendo ao chamado pela sexta Greve Mundial pelo Clima nesta sexta 25.


Europa

Várias ações foram realizadas na Europa, com destaque para as de Estocolmo, Berlim, Bruxelas, Edimburgo e Itália.

A ativista Greta Thunberg liderou a manifestação em Estocolmo, dentro da ação global e com manifestantes em frente ao parlamento sueco.

“Que grande sucesso! Com máscaras e distanciamento social, centenas de milhares voltaram às ruas, exigindo ações climáticas, em mais de 3.200 lugares em todos os continentes, inclusive na Antártida! A luta por um outro futuro não termina aqui. Isso é apenas o começo. "Thunberg escreveu nas redes sociais.

Em Berlim, as manifestações das “Sextas-feiras pelo Futuro”, no âmbito da ação global pela defesa do clima, começaram com uma carreata de bicicleta que chegou em frente ao emblemático Portão de Brandenburgo para se juntar a outros ativistas.
Em frente àquele local foi convocada a manifestação principal, que começou por volta do 12h00 e na qual falou a porta-voz das “Sextas pelo Futuro” na Alemanha, Luisa Neubauer.

Vários grupos musicais participaram da manifestação principal e os manifestantes têm sido constantemente lembrados do palco a respeitar as normas de segurança na luta contra o coronavírus.

Em Bruxelas, uma centena de pessoas se mobilizou nesta sexta-feira no centro da capital belga no Dia de Ação Global para exigir uma resposta política à crise climática.

Apesar de grandes aglomerações não serem permitidas na Bélgica por motivos de saúde, os jovens foram para as ruas com distanciamento social.

“É a primeira vez em seis meses que podemos estar na rua e que as pessoas nos podem ver, estamos muito entusiasmados”, disse uma ativista, que reconhece que, embora durante este tempo algumas atividades tenham sido realizadas na internet, “não é o mesmo".

Uma geração de jovens pedindo ao governo soluções para a emergência climática juntou-se a outra geração com uma reivindicação clara: “Uma terra para viver para nossos netos”. "Estou aqui para apoiar a ação dos jovens no combate às mudanças climáticas", disse Francis Panichelli, membro da Avós pelo Clima Bélgica (Grands-pais pour le climat).

Ativistas de várias organizações como a Oxfam, SEO / BirdLife ou o movimento cidadão “Rise for Climate” da Bélgica também participaram da mobilização.

Em Viena, centenas de jovens marcharam na chuva nesta sexta-feira. A manifestação foi convocada por várias organizações e grupos ambientalistas sob o lema "Luta contra todas as crises", nas principais cidades da Áustria.

Em Edimburgo, dezenas de estudantes universitários e do ensino médio se reuniram em frente ao Parlamento escocês na sexta-feira como parte da ação global.

O protesto, organizado pelo coletivo Juventude Escocesa Greve pelo Clima (Scottish Youth Climate Strike), também contou com a participação de vários adultos que, gritando “O que queremos? Justiça climática! Quando queremos? Agora!”, aderiram às demandas do movimento estudantil.

Centenas de jovens na Itália aderiram nesta sexta-feira ao Dia de Ação Global. O movimento tem convocado jovens de cidades como Roma e Milão, passando por Turim, Veneza, Florença, Bolonha e Nápoles.

Em Roma, cerca de 200 estudantes se reuniram em frente ao histórico Palácio do Montecitorio, onde fica a sede da Câmara dos Deputados.

“Para encontrar respostas para a crise climática, devemos começar com a educação”, diz a FFF Itália em seu perfil no Facebook.

Desta forma, a manifestação juntou-se aos protestos em favor da proteção do meio ambiente com os dos estudantes contra a gestão educacional do Governo e as deficiências do sistema educacional na Itália.

Em Madrid, os membros da plataforma "Fridays for Future" manifestaram-se a favor da iniciativa internacional para comemorar o Dia Global de Ação pelo Clima.

Asia-Pacífico

Milhares de jovens ativistas de países da Ásia-Pacífico como Austrália, Coréia, Índia e Japão também se manifestaram nesta sexta-feira.

Na Austrália, estudantes de várias cidades australianas protestaram nesta sexta-feira contra os combustíveis fósseis em solidariedade ao Dia de Ação Global.
Respeitando o distanciamento devido ao COVID-19, os alunos realizaram ações em cidades como Sydney, Melbourne e Perth sob o lema "Financie nosso futuro, não o gás" em referência à política energética poluidora do Governo australiano.

“O clima está mudando, por que não nós também?”, “Você está queimando o nosso futuro” ou “Mais tarde é tarde” são algumas das mensagens que podem ser lidas nos banners dos alunos, que pedem uma transição no país rumo a 100 por cento de energia renovável até 2030.

Nesse sentido, eles criticaram o governo australiano que gasta 12 bilhões de dólares australianos (cerca de 8,4 bilhões de dólares ou 7,2 bilhões de euros) em impostos sobre subsídios aos combustíveis fósseis.

Além de estudantes, as manifestações são apoiadas por sindicatos e grupos de defesa das minorias indígenas, incluindo aqueles afetados por projetos de gás, como o Estreito de Torres entre a Austrália e Papua Nova Guiné.

"A mudança que precisamos é de dinheiro direcionado para energias renováveis ​​como solar e eólica (energia). Precisamos de financiamento do governo para tornar possível a transição dos trabalhadores de combustíveis fósseis para renováveis, sem deixar ninguém para trás", disse Ella Simons no Twitter, uma estudante australiana.

A Austrália é o maior exportador de carvão do mundo e contribui com 5% da poluição climática total do mundo, se forem adicionadas as emissões domésticas de gases do efeito estufa (1,4%) e as exportações de gás, combustíveis e carvão (3,6 por cento).

Na Índia, que já é o segundo país do mundo mais afetado pela pandemia com mais de 5,8 milhões de casos, a maioria dos jovens ativistas concentrou sua força em greves via internet, webinars e atividades virtuais.

A Índia é um país particularmente sensível aos efeitos das mudanças climáticas e outros ataques ao meio ambiente e, de acordo com um estudo de 2018 da Organização Mundial da Saúde, 14 das 18 cidades mais poluídas do mundo estão no gigante asiático.

No Japão, a plataforma “Fridays For Future Tokyo” organizou coleções de assinaturas online em favor do abandono dos combustíveis fósseis e da aplicação de medidas mais fortes contra o aquecimento global, bem como uma "tempestade de tweets" e várias iniciativas por meio do Instagram e outras redes sociais.
Ativistas japoneses também fizeram um protesto em frente ao prédio do Parlamento na capital, no qual várias dezenas de participantes deixaram seus sapatos no chão ao lado de cartazes com slogans como "Faça parte da solução" ou "Não temos tempo".

Na Coreia do Sul, uma dezena de ativistas se manifestou em Seul nesta sexta-feira em frente à embaixada dos EUA (maior emissora de gases de efeito estufa per capita) na praça central de Gwanghwamun levando mensagens como "Emergência climática" ou "Queremos viver ", e alguns deles com as mãos manchadas de vermelho simulando sangue.

América Latina

Na América Latina foram planejadas diversas ações como no México, Argentina e Brasil.

No México, ativistas e organizações ambientais foram convocadas a aderir à 6ª greve mundial pelo clima. Devido à emergência sanitária, a maioria das atividades foi virtual, mas na manhã de sexta-feira um grupo se manifestou em frente ao Palácio Nacional exigindo o fim dos megaprojetos e a recuperação ecológica.

No Brasil, o eixo das ações está nas queimadas no Pantanal, um dos mais ricos e diversos ecossistemas do país, e a maior planície úmida do mundo. A destruição do meio ambiente se aprofundou com governos como o de Jair Bolsonaro e houveram mobilizações em diversas cidades, sobretudo em São Paulo.

Na Argentina, as ações foram realizadas a partir das 15 horas local. A convocação foi feita por organizações socioambientais, de esquerda e setores auto-organizados que vão rejeitar o aprofundamento do modelo extrativista que deixa o país em piores condições para enfrentar a crise climática global.

Para mais informações sobre a greve global pelo clima veja aqui.

Em desenvolvimento




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias