Gênero e sexualidade

HOMOFOBIA

Absurdo: Colégio particular faz prova homofóbica de língua portuguesa defendendo cura gay

Alunos de um colégio de Belém, Colégio Adventista, denunciaram nas redes sociais as questões explicitamente homofóbicas que foram aplicadas pela escola numa avaliação de português. Livro de apoio, fundamentado na religião, apresentava conteúdo com "cura gay" e apontava “causas do homossexulismo”.

terça-feira 19 de novembro| Edição do dia

Além da homofobia, ao tratar a homossexualidade como doença, também estava presente a abordagem religiosa da questão, com questões que perguntavam, por exemplo, "a homossexualidade tem perdão?" ou "a bíblia condena a relação homossexual?".

Para responder as questões os alunos deveriam ler o livro, disponível em versão impressa ou ebook, De Bem Com Você de Sueli Nunes Ferreira e Marcos de Benedicto. De acordo com as especificações do livro na Amazon, Sueli é jornalista e pedagoga, enquanto Marcos é jornalista e Doutor em teologia.

Os autores, como não poderia deixar de ser, são religiosos. A proposta deles é mostrar que “como é bom viver com Deus” e com o “sexo oposto”. O capítulo dedicado ao “homossexualismo” aborda “cura gay”, dizendo que é possível deixar de se sentir atraído pelo mesmo sexo, e aponta “causas do homossexulismo”.

Não à toa expressões de homofobia e reacionarismo na educação ocorrem em meio ao governo Bolsonaro. A eleição do representante não só legitimou esse discurso homofóbico, como a tentativa da aprovação tanto no âmbito nacional quanto nas esferas locais de projetos reacionários como o Escola sem Partido fomentam esse avanço. O Escola sem Partido não é a defesa de um ambiente de neutralidade para as escolas, pelo contrário, enquanto persegue conteúdos progressistas como o debate de educação sexual, busca impor o obscurantismo de algumas religiões no lugar.

Absurdos como esse do Colégio Adventista no Pará precisam ser denunciados e rechaçados, como feito pelos alunos da escola. A juventude mostra que não está disposta a aceitar a imposição do discurso obscurantista das igrejas em sua educação.




Tópicos relacionados

Homofobia e Transfobia   /    Gênero e sexualidade

Comentários

Comentar