×

Medida Antissindical | AUTORITÁRIA: Justiça decreta ilegal a greve dos garis do Rio de Janeiro, ajudando Paes

sexta-feira 25 de março de 2022 | Edição do dia

A juíza Edith Correa, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, concedeu liminar à Comlurb tornando ilegal a greve dos trabalhadores da empresa, marcada para começar às 0h de domingo para segunda. Em uma decisão totalmente anti-sindical, o Tribunal determinou a ilegalidade da greve e estipulou multa de R$ 200 mil reais ao sindicato e mais R$ 10 mil para cada membro da comissão de negociação eleita pelos trabalhadores da empresa.

Esta decisão absurda, em favor de Eduardo Paes e da presidência da Comlurb, foi tomada em tempo recorde. Mais uma demonstração de como a justiça está do lado dos patrões e dos governos e contra os trabalhadores. O direito de greve é constitucional, todo o trabalhador pode exercê-lo coletivamente. A greve sequer iniciou, afinal, foram respeitados todos os trâmites legais, dadas 72h que a prefeitura usou para preparar a repressão contra os grevistas.

Agora, quando Eduardo Paes e a Comlurb decidiram, em clara provocação, oferecer 2,35% de reajuste salarial para os garis, a justiça, é claro, se omitiu. Afinal de contas ela tem lado, e não é dos trabalhadores. Nos últimos 3 anos, a inflação corroeu mais de 20% do salário dos garis. A greve dos trabalhadores é mais que justa, é uma necessidade frente ao arrocho salarial, a inflação e os ataques de Eduardo Paes.

Em relação à troca do plano de saúde dos garis, que deixou milhares de famílias sem acesso à saúde, causando sofrimento e morte dos trabalhadores da Comlurb, a justiça do Trabalho também não se manifestou. Os juízes são muito rápidos em conceder liminares contra o direito de greve, mas no caso dos trabalhadores, alguns morrem na fila esperando que a justiça decida por uma causa que lhes é de direito.

Os garis trabalharam durante toda a pandemia, na manutenção da cidade que não funciona sem estes. Muitos faleceram, outros levaram a covid-19 para seus lares, mas mantiveram a cidade funcionando. Estão desde 2019, ano do último reajuste, com seus salários sendo corroídos. Perderam acesso à saúde, com a troca do plano que agora exige a coparticipação do funcionário no pagamento das despesas médicas.

Eduardo Paes, Pedro Paulo, a Comlurb e a Justiça do Trabalho estão provocando os garis. Esta medida anti-sindical é um recado de que essa justiça e a gestão de Paes tem é saudades da época da escravidão. Querem tratar estes trabalhadores, que na sua maioria são mulheres e negros, na base da repressão.

É necessário mostrar todo apoio à greve e à luta dos trabalhadores da Comlurb, sua greve é mais que justa. Nós do Esquerda Diário apoiamos esta luta, e chamamos todas organizações que defendem os trabalhadores, sindicatos e parlamentares de esquerda à se posicionar contra essa medida autoritária que quer criminalizar o direito de greve.

Leia abaixo a decisão da justiça:




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias