×

CAMPANHA DA FIT NO OBELISCO | ARGENTINA: Myriam Bregman junto com centenas de mulheres por seus direitos

sábado 11 de abril de 2015 | 00:02

As mulheres estiveram ontem pela tarde agitando uma grande campanha para fazer chegar a milhares de pessoas que transitam pelo centro portenho (Buenos Aires) as principais propostas da esquerda.

Durante a tarde de quinta-feira, a candidata a Chefe de Governo pela Frente de Izquierda y de los Trabajadores (FIT, pela sigla em espanhol), Myriam Bregman, participou junto com mais de trezentas trabalhadoras, estudantes e jovens de uma atividade no Obelisco pelos direitos das mulheres. Também estiveram presentes Marcelo Ramal (PO) e Laura Marrone (IS), candidatos a deputados na Cidade de Buenos Aires.

A preparação da jornada começou a partir das 16 horas com várias companheiras que foram colorindo o centro portenho. Com o correr das horas se somaram trabalhadoras e estudantes organizadas no Pão e Rosas e na FIT, como Carina Brzozowski, recentemente reincorporada na empresa Felfort, Lia Pesaressi, uma das organizadoras da comissão de mulheres do Indec , jovens dos centros acadêmicos de Sociais, Filosofia e Letras e Psicologia da Universidad de Buenos Aires (UBA), e também a mão de Victor Balza, morto por policial. Estas foram algumas das protagonistas de uma tarde que teve como objetivo colocar no centro da campanha eleitoral algumas das reivindicações mais exigidas, como o direito ao aborto legal, seguro e gratuito, contra a precarização do trabalho e as redes de tráfico de mulheres e contra todo tipo de violência às mulheres.

Myriam Bregman declarou que “a FIT é a única força nacional da esquerda que defende os direitos das mulheres, nas ruas, nos locais de trabalho e estudo, no Congresso e nas assembleias legislativas do país”.

Por sua vez, acrescentou que “na Cidade de Buenos Aires nem o PRO nem o kirchnerismo se preocupam pelos direitos das mulheres. Funcionam mais de mil e duzentos prostíbulos com a impunidade assegurada pelos serviços de inteligência, juízes, polícias e funcionários políticos. Por isso, lutamos pelo desmantelamento das redes de tráfico de mulheres e pela criação de organismos de investigação independentes do Estado e de suas instituições. Nos opomos às tentativas do PRO de encerrar o Programa de Atenção às Vítimas de Delitos Sexuais e à redução sistemática das verbas para subsídios às vítimas de tráfico para prostituição e de violência”.

As milhares de pessoas que circularam pela região mostraram simpatia à campanha. As estudantes da faculdade de arte Iuna prepararam uma intervenção artística em performance nas diversas esquinas da avenida 9 de Julho quando os semáforos ficavam vermelhos. Numa das representações um jovem motoqueiro que voltava de seu trabalho reconheceu Bregman e disse: “É a advogada de Julio López. Eu votei em vocês em 2013 e este ano votarem de novo”. Outra expressão de apoio à esquerda foi uma enfermeira que seguia em carro com seu marido e perguntou a uma das jovens: “Vocês são as que estão a favor do direito ao aborto, não?”, e pediu folhetos do grupo de mulheres Pão e Rosas/PTS na FIT para levar a suas companheiras de trabalho.

Outra reivindicação agitada foi pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Nesse sentido, Bregman, advogada em várias causas de defesa de trabalhadoras e trabalhadores, denunciou que 44% das mulheres portenhas são chefes de família e sofrem com a precarização do trabalho, por isso propõem a efetivação de todas para acabar com essas péssimas condições de trabalho, creches e escolas infantis para os filhos das trabalhadoras a partir dos 45 dias de vida, assim como salário igual para trabalho igual.

Também estiveram presentes pelo PTS Ana Laura Lastra, delegada sindical pelo Indec na ATE , Bárbara Acevedo, enfermeira e delegada sindical do Hospital Garrahan, Cecilia Mancuso, diretora conselheira da Facultad de Ciencias Sociales (UBA), e Guadalupe Oliverio, estudante secundarista, entre outras.

Finalizando, a jovem Cecilia Mancuso convocou todas as manifestantes a expandir esta campanha e apoiar “a única alternativa para que os direitos das mulheres sejam escutados na Cidade: vamos com a FIT!”

Tradução: Val Lisboa

Original: http://www.laizquierdadiario.com/Myriam-Bregman-junto-a-cientos-de-mujeres-por-sus-derechos




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias