×

CATALUNHA | [AO VIVO] Greve Geral e mobilizações massivas na Catalunha

Desde as primeiras horas do dia começou uma jornada que se promete ser quente na Catalunha, depois de uma semana de manifestações massivas, ações de protesto como a ocupação do aeroporto e uma forte repressão.

sexta-feira 18 de outubro de 2019 | Edição do dia

Recomendamos seguir as seguintes contas de twitter IzquierdaDiario.es e EsquerraDiario.cat.

Nesta sexta-feira se completa o quinto dia de mobilizações na Catalunha contra a condenação de entre 9 e 13 anos de prisão aos líderes soberanistas que organizaram o referendo (plebiscito) independentista em 2017. A sentença publicada na segunda-feira desta semana foi repudiada pelo povo catalão que saiu massivamente às ruas e foi alvo de uma brutal repressão policial.

Nesta sexta-feira confluem a greve geral convocada pelos sindicatos independentistas catalãos junto ao poderoso sindicato dos trabalhadores portuários, a greve estudantil que começou há dois dias, e a chegada à Barcelona das massivas marchas pela liberdade que saíram de diferentes pontos da Catalunha na quarta-feira desta semana.

Esta nova jornada de greve geral na Catalunha começou com fechamentos de rodovias, piquetes em avenidas importantes e ações de protesto em várias cidades do território catalão.

Manifestantes fecharam a AP-7 na altura de Jonquera (Girona), a AP-2 em Tarrés (Lleida), a N-2 perto da fronteira com a França e a N-145. A fronteira com a França está fechada nos dois sentidos.

Por outra parte se espera a chegada pela manhã das massivas “Marchas pela liberdade” até a cidade de Barcelona

As consignas mais ouvidas são: "Liberdade dos presos políticos", "Anistía" e "Buch demissão".

Acompanhe aqui ao vivo esta grande jornada de manifestações (hora local de Barcelona):

13:30. As colunas das Marchas Pela Liberdade confluem na cidade de Barcelona, fechando os principais acessos à cidade.

13:10. Avança a grande manifestação estudantil rumo à Praça Sant Jaume. Os jovens cantam: “Catalunya antifeixista”, como repúdio à ação de grupos de extrema direita espanholistas na noite de ontem, que agrediram brutalmente várias pessoas.

12:30. Diretaente da Praça Universidad, já está lotada de pessoas no começo de uma das manifestações mais importantes da jornada

12:00. Diretamente da Praça Universidad no centro de Barcelona, entrevista com Mireia Vehí, candidata a Deputada Nacional pela CUP nas eleições do próximo 10N.

11:30. Impactante cortejo de trabajadores estivadores do puerto se soma à greve geral na Catalunha.

11:00. Totalmente paralizada a entrada à Barcelona pela Diagonal, na altura na Cidade Universitária.

10:55: Começam as primeiras intervenções dos Mossos (policiais) contra os piquetes informativos nesta jornada de greve. No tweet, os Mossos estão prendendo dentro de um Mercadona um grupo de manifestantes no distrito de Nou Barris, Barcelona.

10:05: As Marchas Pela Liberdade estão às portas de Barcelona. Assim como estava previsto, dezenas de milhares de pessoas chegam nesta sexta-feira de greve geral à Barcelona de diferentes partes da Catalunha. Na imagem de uma das marchas no seu caminho entre Sabadell e a UAB (Universidad Autónoma de Barcelona).

9:00. Os campi de diferentes universidades catalãs estão paralisados desde as primeiras horas da manhã. Fechado o campus da Rovira Virgili (URV) de Tarragona. A Pompeu Fabra y Girona, assim como a Universidad de Barcelona e a UAB estão também sem atividades.

8:30. A empresa automotriz SEAT anunciou que suspenderá suas atividades na fábrica Martorell (Barcelona) hoje como consequência da greve geral na Catalunya.

8:00. Primeiros piquetes de greve na Ronda del Dalt na Avenida Meridiana, em Barcelona.

7:00. Com piquetes por todo território catalão começa a jornada de greve geral na Catalunha convocada por vários sindicatos da esquerda sindical.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias