×

GREVES NA FRANÇA | A música dos grevistas se soma à greve na Air France

Cynthia LubBarcelona | @LubCynthia

quinta-feira 9 de abril de 2015 | 00:01

Trabalhadores Radio France continuam em greve deixando as estações de notícias paralisadas com a música em protesto contra as demissões. Enquanto nesta quarta-feira se desenvolve a greve dos controladores de tráfego aéreo.

Jornalistas e funcionários técnicos da rádio estatal francesa, Radio France, continuam em greve desde 19 de março, em protesto contra cortes no orçamento e possíveis demissões como parte do plano de reduções de serviços para reduzir o déficit orçamentário.

Durante esta terça-feira, os trabalhadores continuaram organizados em assembléias e manifestaram em frente a sede da Radio France. Enquanto isso, os sindicatos insistem em continuar a greve, que vai até a próxima terça-feira de manhã.

Greve na Radio France: «Ce n’est pas un plan social parmi d’autres»
http://t.co/x4Yj3u0mNspic.twitter.com/eaOElQmZP1

— 20 Minutos (@20Minutes) abril 7, 2015

São 18 dias de greve, a greve mais longa desde a fundação da estação de rádio pública da França em 1975, que deixou as estações de notícia paralisadas tocando música por mais tempo, depois que no último sábado, as negociações entre a administração e os sindicatos não chegou em acordo.

O diretor da rádio, Mathieu Gallet, advertiu que o grupo poderia ficar sem dinheiro em questão de meses se não forem tomadas medidas de ajuste e disse que a greve está custando 1 milhão de euros por semana. Gallet estabeleceu uma meta de 50 milhões de euros em economias ao longo do período 2015-19 e propôs cortar 200 a 300 postos de trabalho através de demissões voluntárias, de uma equipe de cerca de 4.900.

A rebelião dos trabalhadores se intensificou quando revelações da imprensa anunciou no mês passado, entre outros escândalos, obras de reforma no escritório de Gallet, a um custo de 100 mil euros. Radio France executa estações nacionais como France Info, France Inter e França Cultura, bem como uma rede de rádios locais que atuam como correspondentes. A greve impôs que muitos programas ficassem fora do ar e que as notícias fossem ocupadas por interlúdios musicais prolongados.

#Galería Um dia de greve na Rádio France http://t.co/dESGLtqVCe vía @lemondefr
— Revista Zócalo (@RevistaZocalo) abril 2, 2015

Greve dos controladores de tráfego aéreo a partir de quarta

O sindicato dos controladores de tráfego aéreo SNCTA anunciou em um comunicadoque os protestos são devido às ofertas "imprecisas" da patronal estatal sobre condições de trabalho e planos de aposentadoria. A autoridade da aviação civil da França disse que os controladores relataram planos para uma greve em 8, 9, 16, 18, 29 de abril, e 2 de Maio.

Segundo anunciou nesta terça-feira a Air France-KLM, e a Air France cancelaram nesta quarta 40% dos voos de meia distância, devido a uma greve dos controladores de tráfego aéreo. Elas também alertaram para "grandes interrupções no tráfego" e cancelamentos de última hora em operações de curta distância no aeroporto de Paris-Orly e de outros terminais franceses.

Em um comunicado, a companhia disse que vai ser cancelado dois terços dos voos de curta distância em Paris-Orly e 40% dos voos até outros terminais franceses operados pela unidade de baixo custo Air France "HOP!". Por sua vez, a Air France disse que quase todos os voos de longo alcance não serão afetados.

Fuentes: Reuters




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias