×

Opinião | A guerra na Ucrânia: migração, russofobia e o tabuleiro europeu

Entrevista com Giacomo Turci editor do jornal italiano La Voce delle Lotte e membro da equipe editorial da revista Egemonia.

sábado 26 de março de 2022 | Edição do dia

Para entender algumas consequências da atual guerra entre Ucrânia e Rússia, reproduzimos abaixo trechos de uma entrevista realizada pelo Canal C com Giacomo Turci, antropólogo e graduado em Geografia pela Universidade de Bolonha (Itália). Turci também é editor do jornal online La Voce delle Lotte e membro da equipe editorial da revista Egemonia.

Diante do enorme deslocamento de ucranianos por alguns países da União Europeia (UE), algumas vozes dissidentes falam de racismo e de um tratamento diverso dos refugiados. Você concorda com essa ideia?

Sim, é fato que não houve entrada livre para todos quando se trata de refugiados na Europa. Somente em janeiro passado, a Polônia decidiu construir um muro ao longo da fronteira para impedir os imigrantes vindos da Bielorrússia. Em geral, o tratamento dos imigrantes africanos e asiáticos do Oriente não mudou, apesar de muitas vezes serem provenientes de teatros de guerra e crises econômicas devastadoras. Sem dúvida, o Mediterrâneo será novamente o túmulo de milhares de migrantes que tentam atravessá-lo este ano.

Dezenas de vídeos postados nas redes sociais mostram refugiados não europeus presos nas fronteiras da Ucrânia com a Polônia, Eslováquia e Romênia. A estes últimos é negado o acesso aos trens e às vezes são violentamente reprimidos. De fato, a prioridade é dada aos cidadãos europeus e, portanto, aos refugiados brancos ucranianos, que querem deixar o país, mesmo pagando suas viagens à Europa Central, enquanto outros são recusados.

Na Itália, muitos imigrantes estão enfrentando sérios problemas e atrasos em seus documentos porque não há recursos suficientes para acompanhá-los tanto quanto aos recém-chegados ucranianos, que receberam prioridade. Se tivéssemos regras que garantissem uma verdadeira liberdade de circulação, tudo isso não aconteceria, mas a União Europeia nunca foi uma ilha feliz para os imigrantes.

Nesse sentido, a retórica humanitária da União Européia desmorona diante de seu total despreparo para acolher com dignidade os imigrantes em geral, e seu racismo em relação aos imigrantes de "segunda classe".

Os próprios refugiados ucranianos enfrentam um período muito difícil, em que o seu país de origem será de qualquer modo meio destruído pela guerra e em que as ferozes políticas antipopulares dos vários governos dificilmente poderão integrar muitos milhões de pessoas recém-chegadas, quando já contribuem para que milhões e milhões de europeus caiam na pobreza.

O simples facto de haver, em todo o caso, um certo esforço de fuga da população civil ucraniana para um local seguro é consequência do desejo da OTAN e da UE de continuarem a ser o ponto de referência político-militar de toda a Europa do Este em função anti-russa. Esta não é uma virada progressiva da UE, que continua sendo uma coalizão de potências cuja prioridade é manter seu próprio papel hegemônico e opressor em escala global em aliança com os Estados Unidos.

Do governo russo e setores afins, eles afirmam que existe uma "russofobia". Do seu ponto de vista, é assim?

Em termos gerais, é verdade que os governos e a grande mídia alimentam sentimentos de medo e ódio contra a Rússia em geral, não apenas contra Putin ou os oligarcas. A situação varia de um país europeu para outro.

Alguns deles têm historicamente relações econômicas e políticas mais estreitas com a Rússia, e agora é difícil para seus governos incutir sentimentos generalizados de ódio anti-russo ou russofobia na ampla massa da população. Outros países - a maioria dos mais próximos da própria Rússia - conquistaram um papel para si na OTAN e/ou na UE como trincheiras anti-russas avançadas, mantendo um clima mais semelhante ao vivido por toda a Europa durante a Guerra Fria.

O ataque de um prefeito a Matteo Salvini em visita à Polônia faz parte desse quadro complexo: embora ambos pertençam a partidos nacionalistas de direita, Salvini vem de uma tradição pró-russa, enquanto a direita polonesa está intimamente alinhada com a OTAN e contra a Rússia. , e critica pessoas como Salvini.

A Itália é atualmente um dos países onde a russofobia e o apoio ao militarismo são menos difundidos, enquanto na Alemanha a política de rearmamento militar e o militarismo anti-russo da OTAN infelizmente têm um consenso ativo muito mais amplo.

É claro que a russofobia, que hoje inclui vergonhosas campanhas de condenação e censura da cultura russa e dos cidadãos como tal, é uma arma ideológica útil para justificar uma corrida armamentista em larga escala na Europa, algo que parecia difícil de propor até recentemente.

É também uma confirmação de que a esquerda "razoável" e "governante", alinhada com as demandas dos banqueiros e industriais (neste caso a indústria de armas, que se enriquecerá incrivelmente), está sempre pronta para realizar políticas impopulares e perigosas , como foi o caso do SPD alemão, o principal partido no poder na Alemanha.

A União Europeia anunciou o processo de incorporação da Ucrânia, Geórgia e Moldávia. Como esta notícia foi recebida em seu país? Trata-se de uma medida que tende a prevenir grandes conflitos ou apenas alcançará uma maior escalada de tensões no futuro?

Na Itália, um setor minoritário da população (concentrado no eleitorado do Partido Democrata) está ativamente entusiasmado com a UE e sua expansão, mas a maioria das pessoas está desconfiada ou desinteressada na UE, que muitas vezes é vista como um mecanismo burocrático distante e incompreensível, cujos acordos e tratados são descartados de cima sem que as pessoas entendam como eles chegaram lá.

Este anúncio, de certa forma, concorda com os discursos de Putin quando disse que a temporada política anterior está terminando, e que está começando outra em que o destino dos equilíbrios políticos internacionais será decidido com políticas muito mais enérgicas (isto é, digamos, militar).

Deixe-me explicar. Viemos de um período em que o trabalho da OTAN e da UE de expansão para as fronteiras da Rússia tem sido mais lento e de “baixa intensidade”, pois Putin respondeu política e militarmente em cenários “quentes” próximos à Rússia como Geórgia, Nagorno- Karabakh e Ucrânia. Decidir integrar rapidamente, com um procedimento extraordinário que pode gerar problemas e crises, três países que já estiveram (pelo menos em parte) na órbita da influência russa, é objetivamente uma escalada política, especialmente porque o anúncio vem antes de uma trégua ter sido alcançada entre a Ucrânia e a Rússia.

É muito difícil dizer neste momento se e como a escalada político-militar na Europa Oriental continuará. Em geral, a política internacional está alimentando tensões que vão além dos conflitos locais nas zonas periféricas aos países imperialistas "desenvolvidos", e isso pode levar a confrontos militares mais importantes e diretos entre a OTAN (e seus aliados) e Rússia e China.

Toda essa escalada militarista, assim como os conflitos militares que ocorrem hoje, é uma tragédia para as classes subalternas não apenas nesses países, mas em todo o mundo.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias