×

EDUCAÇÃO SEXUAL | A educação sexual com conteúdo LGBTI agora é obrigatória na Escócia

Escócia se tornou o primeiro país no mundo a implementar a educação sexual obrigatória com conteúdo LGBTI no currículo. Uma vitória da luta da comunidade LGBTI

domingo 11 de novembro de 2018 | Edição do dia

Foto/Murdo Macleod

As escolas públicas escocesas deverão a partir de agora abordar questões como a homofobia, a transfobia, a exploração das distintas diversidades junto aos estudantes, assim como a história do movimento LGBTI. Uma vitória da luta da comunidade LGBTI.

As modificações no currículo da RSE ( Educação sobre relacões e sexo, sigla em inglês), em vigor desde o ano 2000 de forma não obrigatória, são as mais significativas realizadas desde que a “Secção 28” foi levantada, lei imposta pela conservadora primeira ministra Margaret Thatcher em 1988 que impedia a “promoção da homossexualidade” pelas autoridades, incluindo-se as escolares.

De acordo com as autoridades escocesas, todas as escolas estatais “receberão apoio para ensinar a igualdade e a inclusão da comunidade LGBTI” em diferentes faixas etárias e conteúdos agrupados em diversos temas, que “incluírão terminologia e identidade LGBTI, abordando a homofobia, a bifobia e a transfobia, preconceitos em relação com a comunidade LGBTI e promovendo a conscientização sobre a história dos direitos e dos movimentos LGBTI”.

O governo escocês aceitou as 33 recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva LGBTI, que procura melhorar a experiência de aprendizagem dos jovens LGBTI.

Jordan Daly, co-fundador da campanha TIE ( Inclusive Education Time) disse: “Após três anos de campanha, estamos felizes que a educação inclusiva LGBTI se torne uma realidade em todas as escolas estaduais escocesas. Esta é uma vitória monumental para a nossa campanha e um momento histórico para o nosso país.
“A implementação da educação inclusiva LGBTI em todas as escolas públicas é a primeira do mundo, em um momento de incerteza global, isto envia uma mensagem forte e clara para a juventude LGBTI de que eles são valorizados aqui na Escócia”.
“A educação é uma das ferramentas mais importantes que temos para enfrentar o bullyng, o preconceito e a discriminação, e molda a estrutura da nossa sociedade”.
Agora, o governo deverá estabelecer os prazos e métodos de implementação das modificações na RSE. Jonh Swinney, o vice primeiro-ministro da Escócia, disse que a “Escócia já é considerada um dos países mais progressistas da Europa para a igualdade LGBTI”.

De acordo com informações oficiais, as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva LGBTI incluem melhorar a inclusão da comunidade LGBTI, melhorar a prática e orientação para professores, outorgar formação profissional para atuais professores e futuros monitores e inspeções escolares de inclusão LGBTI.
O Grupo de Trabalho de educação inclusiva LGBTI vem se reunindo desde maio de 2017 e voltará a reunir-se como parte de um grupo de implementação mais ampla. As recomendações deverão ser entregues antes do atual mandato parlamentar em maio de 2021.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias