×

HOLIDAY | 8M: Holiday homenageia Thatcher, opressora das mulheres trabalhadoras na Inglaterra e em todo o mundo

Em pleno 8M, o vereador Fernando Holiday do MBL, presta homenagem a Margaret Thatcher, opressora das mulheres trabalhadoras na Inglaterra e em todo o mundo.

sexta-feira 8 de março de 2019 | Edição do dia

Fernando Holiday, vereador da cidade de São Paulo e membro do MBL, foi mais um dos muitos políticos hipócritas que na data de hoje, 8 de Março: Dia Internacional das Mulheres, prestou sua homenagem. Em seus perfis da rede social postou uma imagem em que trazia, entre outras mulheres, a foto de Margaret Thatcher junto da frase; "Obrigado por serem as verdadeiras fontes de inspiração e coragem!".

Bem distante da homenagem prestada pelo vereador do MBL, a imagem de Thatcher, a Dama de Ferro, é lembrada por todo o Reino Unido e por toda a classe trabalhadora britânica, mulheres e homens, como a de uma ditadora que em nome da retomada do lucro dos capitalistas na década de 80 impôs sob forte repressão uma dura agenda neoliberal, com a privatização generalizada dos serviços públicos, que hoje em dia vem sendo revertida diante do fracasso dessa política, e a queda generalizada das condições de vida da população.

Nada mais natural que Holiday reivindique a imagem dessa sua "heroína", a receita neoliberal de Thatcher para descarregar a crise nos trabalhadores é a mesma que o vereador e seus correligionários de MBL querem impor no Brasil, a começar pela reforma da previdência, que penaliza de forma mais dura as mulheres, reforma que Holiday foi um dos maiores defensores de sua versão municipal durante a votação do projeto SampaPrev. Durante o próprio dia de votação, após a aprovação do ataque, o vereador chegou ao cúmulo de acenar ironicamente para as centenas de manifestantes, em sua maioria professoras, como forma de provocação.

Holiday, o defensor do Escola sem Partido, necessita de uma aula de história acerca do significado desta data. Em 1910, foi uma feminista marxista alemã, Clara Zetkin, quem primeiro propôs a comemoração da data, cujo primeiro objetivo seria promover o direito ao voto feminino. Também no dia 8 de março de 1917, o que começou como uma manifestação de mulheres trabalhadoras desencadeou uma sucessão de revoltas que desembocaria na Revolução Russa. Esse é o verdadeiro conteúdo do dia 8 de março, um histórico de luta e resistência das mulheres trabalhadoras, as verdadeiras fontes de inspiração e coragem, bem distante de Margaret Thatcher.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias