×

RACISMO | 83% de familiares e outros apoios não tem informações sobre vacinação em detentos

Familiares, advogados, agentes pastorais e servidores do sistema prisional responderam a questionário sobre informações relacionadas à vacinação dos detentos

segunda-feira 19 de abril de 2021 | Edição do dia

Fonte: EBC

Questionário feito pela Pastoral Carcerária Nacional com familiares de detentos, advogados, agentes pastorais e servidores do sistema prisional mostra que 83% dos entrevistados não têm informações sobre a vacinação nos presídios brasileiros.

Apenas 1% diz que os presos estão sendo ou já foram vacinadas, e 16% afirmam que seus conhecidos serão imunizados. 29% dizem que a administração das unidades não fornece quaisquer informações sobre os detentos, contra 27,8% que afirmam serem informados pelos órgãos.

“As secretarias de administração penitenciária da maioria dos estados não estão sendo transparentes nas medidas que têm tomado para combater a pandemia, deixando a população que necessita dessas informações desamparada”, conclui o relatório da Pastoral, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo no domingo (18/04).

Também foram registrados relatos sobre a falta do uso de máscara por agentes penitenciários e de locais em que as cartas semanais trocadas entre presos e familiares foram limitadas a uma lauda a cada 15 dias.

É nítido que o estado brasileiro e a justiça tratam a população carcerária, em sua grande maioria negra e muitos destes ainda aguardando julgamento do processo, com desdém e racismo, privando de qualquer direito elementar em celas superlotadas, expostos a muitas doenças inclusive a Covid-19.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias