×

PRIVATIZAÇÃO DAS ESTATAIS | 70% brasileiros são contra a privatização de estatais, segundo o Datafolha

terça-feira 26 de dezembro de 2017 | Edição do dia

FOTO: Alexandre Marchetti

Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, de cada 10 brasileiros 7 disseram ser contra a privatização de estatais. A pesquisa ouviu 2.765 pessoas, os contrários à privatização são em sua maioria, os trabalhadores: entre os que ganham até dois salários mínimos, apenas 13% disseram ser favoráveis à entrega de patrimônio público para o lucro dos empresários capitalistas.

Mas mesmo entre a parcela um pouco mais abonada, a opinião favorável às privatizações não tão grande: dos que recebem mais que 10 salários mínimos, foram 55% favoráveis à privatizações. Na pesquisa, a maioria (67%) também viu negativamente a entrega de estatais para empresas estrangeiras.

Com uma ampla propaganda enganosa de Temer, junto à Globo e aos outros meios de imprensa, tentando "vender" a privatização em rede nacional, já que a maioria da população, em especial os trabalhadores, já "viu este filme" e vive hoje com péssimos serviços públicos fruto do resultado das vendas das estatais iniciadas na década de oitenta.

Os exemplos dos resultados catastróficos das privatizações vão desde a caríssima conta de telefone e internet paga pelos brasileiros hoje, até danos irreparáveis como o vazamento da barragem de Mariana, da Samarco que adquiriu parte da Vale do Rio Doce, que por sua vez foi privatizada por Fernando Henrique Cardoso.

Mas a verdade é que o governo golpista não se importa com a opinião pública: irá aumentar a conta de luz em 15% em 2018, e dizer que o problema é a "eletrobrás ser estatal", tentando com isso entregar a empresa rapidamente para o capital chinês. É preciso retomar o caminho da mobilização contra as reformas e os ataques do governo golpista e as Centrais Sindicais deveriam abandonar seu corpo mole e entreguismo eleitoreiro da luta dos trabalhadores para mobilizar junto as categorias, única forma de barrar estes ataques.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias