×

CHUVAS EM SP | 17 pessoas são mortas pelo descaso do governo após chuvas em SP

Sobe para 17 o número de pessoas mortas no estado de SP. Mídia culpa chuva e acoberta descaso do governo Alckmin.

sexta-feira 11 de março de 2016 | 13:48

Foto: Franco da Rocha hoje (Jornal Folha de SP)

Mairiporã, 4 mortos, 7 feridos. Francisco Motaro, 9 mortos em três ocorrências distintas de desabamento de terra, além dos vários feridos. Bombeiros seguem nos três locais buscando outras vítimas que estariam soterradas. A Defesa Civil da região informou que há, no mínimo, 15 pontos com risco de desabamento. Itatiba registra 2 mortes, mais 38 famílias desalojadas. O ambulatório central de saúde está alagado e teve seu atendimento suspenso. Franco da Rocha ruas completamente alagadas, famílias ilhadas em suas casas. Em Guarulhos duas pessoas morreram afogadas. Na zona sul, um deslizamento no Jardim Angela deixou 4 feridos. Deslizamento de terra também na subprefeitura de M’Boi Mirim e bombeiros seguem a busca por 8 pessoas ainda desaparecidas. Granizo cobre ruas de Guarulhos. Em Caieiras, a Defesa Civil informa que houve mais de 30 deslizamentos de terra na última madrugada, as residências inundadas são inúmeras. No interior de São Paulo, em Várzea Paulista e Jundiaí contabilizam 11 mil domicílios sem energia elétrica. Em Sorocaba rio transborda e deslizamentos interditam casas. Em São Roque uma ponte foi destruída. Cabreúva e Alumínio mais deslizamentos. Em Campinas Rio Atibaia transborda e alaga praça. CEAGESP, na zona oeste da Capital, alaga e tem quilos e mais quilos de alimentos descartados. Trens da CPTM Linha Diamante velocidade reduzida, na Esmeralda o mesmo, por conta de alagamento. Na Linha Rubi os trens não estão circulando entre Perus e Jundiaí, pois a água da chuva invadiu os trilho dos trens.

Chuva ou Governo: quem é o grande culpado por esta situação?

Em 31h choveu 40% do esperado para o mês inteiro na capital paulista. Já chegaram à 17 o número de pessoas mortas, mais de 20 cidades afetadas, e a grande mídia joga a responsabilidade sempre em cima da chuva, e o número de óbitos não para de crescer, e a chuva não cessa. Todos os anos a mesma situação se repete com as chuvas no começo do ano: alagamentos, deslizamentos de terra, mortes, famílias que a duras penas constroem suas casas e em questão de horas perdem tudo! A água leva suas vidas.

Enquanto a política for feita para (e pelos) ricos, o lucro muito bem disfarçado pela mídia de "catástrofes naturais" seguirá causando danos terríveis e castigando todo o povo pobre do país, pois não somente São Paulo sofre. Somente este ano MS, PR, RJ, entre vários outros estados seguem sendo atingidos pela ganância dos políticos que se mantém coniventes com esta situação ano após ano, enquanto a população perde suas casa e seus familiares.

Para Diana Assunção, diretora do SINTUSP "A morte de 17 pessoas em São Paulo fruto do descaso do governo estadual é de uma indignação sem tamanho! Isso não é "desastre natural", é a tragédia capitalista que mantém sem planos de obras públicas a maioria dos bairros onde mora a população pobre e trabalhadora. É preciso colocar de pé urgentemente um plano de obras públicas, com moradias dignas à todos, controlado pelos trabalhadores e suas entidades e moradores das regiões atingidas, para que a população deixe determinantemente de passar pelo sofrimento causado anualmente Brasil afora pelas chuvas e pelo descaso dos políticos. O dinheiro que o governo usa hoje para pagar a dívida pública ao Imperialismo deve ser imediatamente revertido para a população que hoje sofre com essa dramática situação! Nós do Esquerda Diário nos solidarizamos à todas as famílias que perderam nesta tragédia capitalista seus familiares".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias