×

15 imagens que mostram o racismo e a nossa luta nas universidades

15 imagens que nos mostram o racismo presente nas universidades e a luta dos estudantes e trabalhadores por uma universidade para toda a juventude negra e pobre!

sexta-feira 10 de fevereiro de 2017 | Edição do dia

A grande maioria dos estudantes das universidades públicas são brancos, mesmo em Salvador-BA, em que os negros são mais de 80% da população.

Mas os trabalhadores da limpeza, que são terceirizados, têm péssimas condições de trabalho e recebem salários muito baixos, são de maioria negros.

Os poucos estudantes negros e pobres que entram na universidades, ainda têm sérias dificuldades para permanecer, devido a precariedade da assistência estudantil.

Além de todas essas dificuldades no acesso e permanência, os estudantes negros ainda têm de lidar com as manifestações e trotes racistas. Como esse da UFMG...

Ou essa no Mackenzie...

Ou essa na Unicamp.

E sofrem racismo a ponto de terem suas vidas ameaçadas pelo ódio, que resultou no assassinato de Diego na UFRJ em 2016, por ser negro, gay e nordestino.

Enquanto isso os reitores, a burocracia universitária e os governadores se calam frente ao racismo e vivem no luxo...

e ainda querem definir quem é negro ou não.

Com a crise, Pezão e Temer, querem fechar as portas da UERJ, a primeira universidade a aderir as cotas étnico-raciais...

e para os trabalhadores da limpeza, maioria de negros, é falta de salários e demissão.

Mas os estudantes e trabalhadores não se calam e lutam contra os ataques dos golpistas...

se inspiram na juventude negra, que se levanta no mundo todo...

para continuar na luta pelas cotas…

e contra o racismo dentro e fora da universidade. Devemos avançar na luta para que toda a juventude negra tenha acesso à universidade pública e para que esta produza conhecimento que responda às necessidades da população.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias