×

CAPITALISMO | 1% controlam quase 30% da renda no Brasil: a maior riqueza concentrada do mundo

sexta-feira 15 de dezembro de 2017 | Edição do dia

A Pesquisa Desigualdade Mundial de 2018 descobriu que o Brasil possui a maior porcentagem de riqueza de um país concentrada nas mãos de 1% da população, 27,8%. Os dados vão do período de 2001 e 2015 e retratam um crescimento desta concentração.

Com dois picos durante os anos dos governos do PT e com as medidas golpistas para garantir o aumento da pobreza e a maior concentração ainda, esta disparidade está em uma crescente. Enquanto os detentores dos bancos, e meios de produção lucram cada vez mais agora tendo garantidos destruídos os direitos antes assegurados pela antiga CLT que já não garantiam uma vida digna para os trabalhadores e povo pobre, agora prometem espremer cada último fio de cabelo.

Irracional é o funcionamento do capitalismo, onde uma parcela tão ínfima possui tanto em detrimento da imensa maioria da população. Logo após o Brasil estão os empresários do Oriente Médio, onde a seleta burguesia dispõe de 23% de toda a renda, seguidos pela Turquia com 21,5%.

Enquanto o número de mulheres e crianças sem ter o que comer aumenta e são reportados acidentes em famílias que não conseguem mais comprar nem mesmo o gás de cozinha, sendo obrigados a recorrer à lenha, milhares de servidores públicos no país com os salários atrasados, e uma porcentagem cada vez mais assustadora desempregada, mal se podem imaginar os luxos nos quais vivem estes 1%. Sem contar o aumento da precarização do trabalho que agora com a Reforma Trabalhista e da Previdência a tendência é piorar esta desigualdade entre ricos e pobres.

Caso ampliarmos para os 10% mais ricos, a pesquisa coloca que os dados não são tão alarmantes, concentrando em si apenas 55% da renda do país. O capitalismo comprova todos os dias que não pode resolver os problemas que ele mesmo criou. É preciso romper com este sistema e impor um governo de trabalhadores.

LEIA TAMBÉM

  •  Saiba quem são os 250 capitalistas que enriquecem com o trabalho escravo


  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias